IAT promove mutirão para coleta de resíduos sólidos em manguezais do Litoral do Estado

Até sexta-feira (10), funcionários do IAT e voluntários recolhem material em sete localidades no Litoral. Atividade faz parte das ações da Semana do Meio Ambiente e tem entre os objetivos conscientizar a população.
07/06/2022 - 16:20

O Litoral do Estado está com uma série de atividades em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último domingo (05). Até sexta-feira (10), o Escritório Regional do Instituto Água e Terra (IAT) na região, em ação conjunta com a Prefeitura de Paranaguá e a Paranaguá Saneamento, faz a coleta de resíduos sólidos em sete localidades de mangue. O objetivo é orientar sobre a importância de descartar corretamente o lixo.

“Convidamos toda a população a nos ajudar nessa missão e contribuir com um Litoral mais limpo e sustentável. Os manguezais são a maior riqueza da nossa região, habitat de diversas espécies da fauna, e precisamos mantê-los conservados”, disse Altamir Hacke, chefe regional do IAT no Litoral.

O mutirão já passou nesta semana pela Ilha da Cotinga, Ilha das Cobras e a Ilha das Bananas. Nesta quarta-feira (08) está prevista a ação na Ilha do Mel a partir das 8h30. Na quinta-feira (09), a expectativa é atender as comunidades do Rio Itiberê, Rio Boguaçu e a região do Rocio.

A programação dos mutirões é organizada pelo IAT, em conjunto com a Prefeitura de Paranaguá e o Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde. Também participam das limpezas integrantes do Corpo de Bombeiros e de empresas localizadas na cidades, além da Portos do Paraná.

As atividades dependem de condições climáticas favoráveis. No sábado (11), o IAT prestigia a 15ª Feira de Estandes com oficinas de robótica, teatro e outras atrações, organizada pela Prefeitura de Paranaguá no Ginásio Arena Salmom.

OUTRAS AÇÕES – Além da coleta de resíduos sólidos, o IAT também promoveu, durante a semana passada, uma campanha de recolhimento de lixo eletrônico em 19 Escritórios Regionais do Estado.

Nesta semana, empresas parcerias passarão recolhendo os materiais para destinação final adequada. Também em alusão à Semana do Meio Ambiente, foram inaugurados os espaços com colmeias do Poliniza Paraná nos municípios de São João, além de Campo Mourão e Maringá.

PORTOS - A Portos do Paraná e mais de 15 empresas que atuam na atividade portuária do Estado também participam do mutirão em rios e ilhas de Paranaguá. A previsão é que sejam retiradas até 2,4 toneladas de lixo nos quatro dias de ação.

“Já no primeiro dia, na Ilha da Cotinga e Ilha Rasa da Cotinga encontramos muito lixo. Plásticos, isopor, garrafas pet, vidros, televisão, porta de geladeira, pneu, resíduos de toda espécie”, conta Pedro Pisacco Cordeiro, coordenador de Sustentabilidade da empresa pública estadual.

Na sexta-feira (10) será feita toda destinação final dos resíduo para associações de catadores. Ilana Paszko, responsável pela parte administrativa da Associação de Catadores Nova Esperança, trabalhou como voluntária na recepção dos resíduos.

“Resgatando esse material nós limpamos a baía e combatemos ações de pessoas que, sem orientação, jogam lixo no local, causando diversos problemas ao meio ambiente. Esse material é nosso ouro. Após coletado, vai para a associação e ajuda 17 famílias. Separamos e vendemos, gerando renda para todos que participam do trabalho”, explica.

PARTICIPAÇÃO - Em conjunto com o IAT, Prefeitura de Curitiba, Portos do Paraná, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), participaram também da ação empresas privadas e associações: a Cia Ambiental, Pasa - Paraná Operações Portuárias, Maersk Group, Catallini Terminais Marítimos, Terminal de Conteinêres Paranaguá /Aquaplan, CBL - Terminais de Granéis Líquidos, Louiz Dreyfous Company, Paranaguá Saneamento, Cia Ambiental, Grupo Bravante, Grupo Fertipar, Fortesolo Serviços Integrados, Paviambiental/Paviservise, Fospar/Mosaic, Bunge Limited, Multitrans Transportes e Armazéns Gerais, CAP - Administração Portuária, União Municipal das Associações de Moradores de Paranaguá, Cooperativa de Catadores Nova Esperança e Associação de Catadores de Material Reciclável da Vila Santa Maria.