IAT coordena reuniões de dois Comitês de Bacias Hidrográficas nesta semana

Instituto Água e Terra IAT é o gestor do Sistema Estadual de Recursos Hídricos. Terça-feira ocorre a 23ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacias do Rio Cinzas, Itararé, Paranapanema 1 e 2 – CBH Norte Pioneiro. Na sexta, se reúne o Comitê de Bacia do Paraná 3.
Publicação
29/05/2023 - 10:30

Confira o áudio desta notícia

Dois comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná voltam a se reunir nesta semana, dentro do plano de ação da Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT). Na terça-feira (30), às 9h30, ocorre a 23ª Reunião Ordinária da Bacias do Rio Cinzas, Itararé, Paranapanema 1 e 2 – CBH Norte Pioneiro. Na sexta-feira (2), 9 horas, acontece a 33ª Reunião Ordinária do Comitê de Bacia do Paraná 3. Haverá transmissão ao vivo pelo YouTube Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná e Paraná 3. 

O IAT é o órgão executivo gestor do Sistema Estadual de Recursos Hídricos e desempenha o papel de agência de água dentro dos comitês, fornecendo apoio técnico e financeiro, além de atuar na secretaria executiva deles. Os grupos têm poder normativo, deliberativo e consultivo e são compostos por representantes do poder público, usuários da água e sociedade civil.

Os comitês reforçam a importância da participação das comunidades das microrregiões envolvidas para fortalecer os processos de construção de parcerias e as tomadas de decisões relacionadas ao uso dos recursos hídricos. Na plenária da Bacias do Rio Cinzas, Itararé, Paranapanema 1 e 2 – CBH Norte Pioneiro será apresentada a revisão do regimento interno do Comitê e o início da discussão para criação de um grupo de trabalho específico para a Unidade Especial de Gestão do Rio Cinzas.

Já a pauta da reunião que envolve as Bacias Hidrográficas Paraná 3 contempla a aprovação da minuta de Ata da 32ª Reunião Ordinária, a apreciação do Parecer Técnico nº 02/2022 da câmara técnica – CTPLAN – CBH Paraná 3 e a apresentação da logomarca do Comitê.

Os comitês são responsáveis pela gestão das políticas públicas referentes aos usos dos recursos hídricos, a fim de garantir água em quantidade e qualidade para a população, além de preservar seu entorno e a biodiversidade.

GALERIA DE IMAGENS