IAT coloca em atividade mais um comitê de bacias hidrográficas, dos rios Piquiri e Paraná 2

O Comitê dos Rios Piquiri e Paraná 2 foi ativado nesta quarta-feira (01). O grupo será responsável pela gestão e controle dos recursos hídricos na região Oeste.
Publicação
02/12/2021 - 18:10

Confira o áudio desta notícia

O Paraná agora conta com 10 Comitês de Bacias Hidrográficas atuantes. O Comitê dos Rios Piquiri e Paraná 2, que representa a região Oeste do Estado, teve suas atividades oficializadas nesta quarta-feira (01), com a 1ª reunião ordinária.

Os Comitês de Bacias Hidrográficas são responsáveis pela gestão e controle dos recursos hídricos de uma determinada região. Os grupos são formados por representantes do Governo, sociedade civil e usuários, ou seja, todos que são beneficiados com determinado recurso hídrico.

Para o diretor-presidente do Instituto Águia e Terra (IAT), Everton Souza, o início das atividades de mais um comitê representa um avanço importante ao Estado, especialmente neste momento em que o Paraná sofre as consequências de uma grande estiagem.

“O IAT depende muito dos trabalhos dos comitês. Eles têm tomado decisões muito importantes para que possamos fazer com que a qualidade e a quantidade das águas do Paraná sejam preservadas”, disse.

A 1ª Reunião Ordinária do Comitê foi marcada pela posse de seus primeiros membros. Entre os principais focos das discussões está a recuperação de áreas devido à erosão na região, o que acarreta o assoreamento nos rios e reservatórios.

Também estão entre os desafios apontar soluções para problemas relacionados ao tratamento de esgoto, desmatamento e o mau uso da Bacia Hidrográfica.

GALERIA DE IMAGENS

  • AT coloca em atividade mais um Comitê de Bacias Hidrográficas no Paraná
    IAT coloca em atividade mais um Comitê de Bacias Hidrográficas no Paraná - Curitiba, 02/12/2021
    Foto: IAT
    IAT coloca em atividade mais um Comitê de Bacias Hidrográficas no Paraná - Curitiba, 02/12/2021
    Foto: IAT