IAT apresenta programa Parques Paraná em maior evento de turismo da América Latina

A participação do Estado nesta e em outras feiras previstas para 2023 é estratégica. A intenção é promover as 70 Ucs (Unidades de Conservação), das quais 29 fazem parte do Programa Parques Paraná e estão abertas para visitação do público.
Publicação
05/04/2023 - 17:53

Confira o áudio desta notícia

O Instituto Água e Terra (IAT) apresentou o Programa Parques Paraná durante o World Travel Market (WTM), considerado o maior evento de viagens e turismo da América Latina. A feira aconteceu entre os dias 3 e 5 de abril, em São Paulo (SP).

A participação do Estado nesta e em outras feiras previstas para 2023 é estratégica. A intenção é promover as 70 Ucs (Unidades de Conservação), das quais 29 fazem parte do Programa Parques Paraná e estão abertas para visitação do público.

“O projeto Parques Paraná fomenta o desenvolvimento e atividade turística à visitação nas Unidades de Conservação (UC), mas também opera melhorias e promove a qualificação da visitação com educação ambiental, impulsionando e utilizando o turismo como instrumento para conservação”, explicou Rafael Andreguetto, diretor de Patrimônio Natural do IAT, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Sedest).

Essa é uma das práticas de sustentabilidade que levaram o Paraná a ser considerado referência no País. Em 2022, o Estado conquistou pela segunda vez consecutiva o título de mais sustentável do país, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados.

Além disso, recebeu dois outros importantes prêmios, por projetos desenvolvidos em prol do cuidado com a biodiversidade: o Prêmio Braztoa Sustentabilidade 2022 e o Prêmio A3P.

As premiações e o título de mais sustentável do País reconhecem o trabalho do Paraná em prol da conservação do meio ambiente e a adesão a boas práticas relacionadas à mitigação dos efeitos causados pelas mudanças climáticas.

Andreguetto destacou que o principal enfoque desta edição da WTM foi o turismo responsável e sustentável. A busca do encontro foi por fortalecer a tendência de práticas de viagens mais conscientes, considerando a redução de impactos negativos na cultura e no meio ambiente. “O resultado dessa experiência é o aumento de efeitos positivos na população local e também nos destinos visitados”, disse.

Como forma de divulgar as belezas naturais do Paraná, o IAT lançou durante a WTM um mapa das 29 Unidades de Conservação abertas à visitação, agora com roteiros para praticantes de campismo e motorhome (veículo com instalações para cozinhar e dormir, reproduzindo uma moradia sobre rodas) – no caso da visita por meio do motorhome é necessário cadastro prévio no site do IAT. 

NOVO EVENTO – A participação do Paraná no WTM desencadeou também na organização do 1° Encontro Nacional de Uso Público, Turismo e Meio Ambiente. O evento é uma iniciativa do IAT e vai ocorrer paralelamente ao Festival de Turismo das Cataratas, entre os dias 31 de maio e 2 de junho, em Foz do Iguaçu, na região Oeste.

Além disso, as seguintes entidades confirmaram a participação no encontro paranaense: Associação Brasileira de Operadores de Turismo (Braztoa), Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Beta), Fundação Florestal do Estado de São Paulo, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Acre e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

VISITAS – Visitaram o estande do IAT durante a feira, entre outros, o secretário de Estado do Turismo, Márcio Nunes; e secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva; a ministra do Turismo, Daniela Carneiro; e o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz.

PARQUES PARANÁ – O Parques Paraná foi criado em 2019 pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. Tem como objetivo o estímulo ao uso público e turístico nas UCs, com foco no desenvolvimento socioeconômico, sob bases sustentáveis, e na prática do ecoturismo consciente.

GALERIA DE IMAGENS