IAT apreende material proibido e aplica multas por pesca ilegal no Rio Paraná

Foram três dias de ações por meio do escritório regional de Umuarama, concentradas em aproximadamente 260 quilômetros do Rio Paraná, na região do Parque Nacional de Ilha Grande.
05/03/2023 - 13:30

O Instituto Água e Terra (IAT), por meio do escritório regional de Umuarama, no Noroeste, finalizou neste domingo (05) uma operação de combate à pesca ilegal. Foram três dias de ações, concentradas em aproximadamente 260 quilômetros do Rio Paraná, na região do Parque Nacional de Ilha Grande.

Os fiscais do IAT recolheram durante a operação cerca de 500 metros de redes de malhas diversas; 30 anzóis de galho e 200 metros de espinhéis, entre outros itens proibidos. Foram efetuadas ainda três notificações que culminaram com a lavratura de autos de infração. As multas, somadas, chegaram R$ 3,6 mil.

“Ficamos surpresos com a quantidade de material aprendido, quase 500 metros só de redes. Essas práticas ilegais impactam negativamente nas relações socioambientais, colocando em risco as espécies que vivem nos nossos rios”, afirmou o chefe da regional do IAT em Umuarama, Luís Carlos Borges Cardoso.

“É importante ressaltar que seguiremos atentos, realizando com frequência fiscalizações deste tipo”, completou.

PIRACEMA – O Governo do Estado publicou na quinta-feira (02) o balanço das ações de fiscalização da Piracema. O IAT e o Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV) realizaram cinco forças-tarefas no período de 120 dias de proibição, entre 1º de novembro do ano passado e a terça-feira (28/02).

Foram lavrados 126 autos de infração, com multas que totalizaram R$ 446,5 mil. Vinte e três pessoas acabaram encaminhadas em flagrante pela polícia e outros 16 casos foram repassados para o Ministério Público.

A restrição é determinada pelo IAT há mais de 15 anos, em cumprimento à Instrução Normativa nº 25/2009 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O IAT é um órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), responsável, também, pela fiscalização do cumprimento das regras na pesca.