As obras no Hospital Regional do Sudoeste Walter Alberto Pecoits (HRSWAP), em Francisco Beltrão, seguem em ritmo acelerado. Referência para 42 municípios – cerca de 660 mil habitantes – do Sudoeste do Paraná, a unidade passa por uma nova expansão para melhorias estruturais e assistenciais. Em fevereiro deste ano, foi autorizada a ampliação da infraestrutura, que já apresenta avanços visíveis, com 20% já concluídos”.
Um novo bloco para a hemodinâmica, local onde ocorrem exames e procedimentos minimamente invasivos guiados por imagem, e que abrigará também uma das Unidades de Terapia Intensiva (UTI), fortalecerá a assistência médica na região.
“Com a obra serão ampliados 1.034,75 metros quadrados, além de 426,59 m² da estrutura existente que será reformada. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), está investindo na unidade para as mudanças e adequações um incremento de R$ 9,02 milhões. Essa é mais uma ação para reforçar o comprometimento com os serviços na região”, explica o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
MELHORIAS – A hemodinâmica permitirá reduzir o tempo de internação e de recuperação dos pacientes que apresentam problemas de saúde como doenças cardiológicas, endovasculares e neurológicas, pois realizará procedimentos minimamente invasivos no diagnóstico e tratamento que podem substituir cirurgias convencionais.
Os principais procedimentos são cateterismo cardíaco, implante de stents, angioplastia e embolizações terapêuticas. O atendimento pode ser feito na urgência/emergência ou de forma eletiva ambulatorial.
Com a construção desse novo bloco, a UTI Adulto 2 terá um novo espaço para seu funcionamento e, com isso, serão liberados leitos clínicos e cirúrgicos que ocupa hoje, possibilitando a ampliação do atendimento de cirurgias eletivas e internamentos clínicos. Também está prevista a reforma do espaço que comportará a Central de Material e Esterilização – CME do hospital.
CAPACIDADE DE ATENDIMENTO – Impulsionada pelas melhorias em equipamentos, a unidade já alavancou o número de atendimentos, cirurgias e exames. De 2023 para 2024, o número de cirurgias passou de 6.549 para 7.649.
Nesse mesmo período, o número de exames laboratoriais também teve crescimento: de 225.868 para 265.470. Com a abertura da UTI pediátrica houve ainda o aumento de leitos no geral, de 143 para 147.
O hospital é referência na região, especialmente na área infantil, com cirurgia pediátrica e atendimento materno-infantil. Ainda, o posto de coleta de leite humano auxilia no cuidado e serviço aos bebês e mães que precisam desse auxílio.
“O Hospital Regional do Sudoeste está aumentando sua capacidade de atendimento e complexidade em diversos serviços, assim como sua estrutura”, enfatizou Geraldo Biesek, diretor-presidente da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas), entidade responsável pela gestão da instituição.
“Estes avanços proporcionam uma resolubilidade maior, dentro das metas de regionalização da saúde, pois teremos condições de ampliar os atendimentos e cirurgias e consolidar a referência na região sudoeste do Paraná. A população é a maior beneficiada neste projeto”, destacou.