Hospital Materno-Infantil da UEPG fortalece atendimento com dez novos leitos clínicos

Com a ampliação, a unidade conta agora com 32 leitos pediátricos, sendo 12 cirúrgicos e dois para fototerapia. O hospital vem realizando a cada mês 100 cirurgias em crianças e adolescentes para procedimentos de média complexidade.
22/05/2024 - 18:00

O Hospital Materno-Infantil da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Humai-UEPG) finalizou nesta quarta-feira (22) a abertura de dez novos leitos clínicos para atendimentos infantis. Com a ampliação, a unidade hospitalar conta agora com 32 leitos pediátricos, sendo 12 cirúrgicos e dois para fototerapia.

A unidade vem superando, todos os meses, os números de internamentos. Em abril de 2024, foram mais de 530 internações. A média mensal dos primeiros quatro meses do ano foi de 514 internações, superior às 500 registradas no mesmo período do ano passado. Além disso, o hospital vem realizando a cada mês 100 cirurgias em crianças e adolescentes para procedimentos de média complexidade. A média  de nascimentos no Humai é de 250 bebês por mês.

Além de aumento de internamentos, a ampliação de leitos faz frente à elevação da demanda que costuma acontecer no inverno, quando há mais casos de síndromes respiratórias, como gripe, pneumonia, asma e Covid-19. Assim, após autorização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR), o Humai incrementou a oferta de leitos pediátricos. Os dados de anos anteriores demonstram que há um aumento significativo nas internações nas clínicas pediátricas do Humai nos meses de abril a agosto.

O diretor do Humai-UEPG, Rafael de Oliveira, destacou a importância de dar respostas rápidas à população. “Percebemos a necessidade de aumentar a oferta de leitos diante do período de baixas temperaturas, em que tende a crescer a demanda de internamentos pediátricos. A equipe do Humai agiu rápido, entregando, com excelência, 10 novos leitos, quatro na semana passada e seis nesta quarta-feira. Primamos sempre pela qualidade e humanização do atendimento aos pacientes, como é possível observar no cuidado e o carinho da equipe em todos os detalhes”, enfatiza.

CIRURGIAS  Até 2019, no Centro Cirúrgico do antigo Hospital da Criança, eram realizadas cerca de 40 cirurgias por ano. Hoje, são cerca de 100 cirurgias todos os meses, atendendo a dez sub-especialidades pediátricas. “Desde que passou para a universidade houve um grande avanço em atendimento, na área de cirurgias pediátricas e também na área de obstetrícia”, afirma o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto. “Isso, demonstra que a universidade tem uma capacidade de gestão de hospitais que faz toda a diferença na saúde de Ponta Grossa e das três regionais que atendemos”.

O Humai atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) pacientes de três Regionais da Saúde: a 3ª RS, com sede em Ponta Grossa; a 4ª RS, sediada em Irati; e 21ª, em Telêmaco Borba, somando mais de 1,2 milhão de pessoas nesta área de abrangência. “São pacientes atendidos na nossa cidade que não precisam recorrer mais a outros centros, como Curitiba e Região Metropolitana. A Universidade Estadual de Ponta Grossa cumpre o seu papel na assistência da saúde”, completa o reitor.

MATERNIDADE – O Humai conta, ainda, com o principal centro obstétrico dos Campos Gerais, com uma atuação fortemente voltada à humanização do atendimento. Na maternidade, em que são atendidas gestantes de risco habitual (baixo e médio), nascem cerca de 250 crianças por mês, sendo 55% em partos normais. A taxa supera a média brasileira, que é de 40%.