Governo repassa R$ 20,8 milhões para atendimento em saúde a 30 municípios do Noroeste

Montante será repassado ao Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense (Cisamusep), que integra municípios do Noroeste. Região beneficiada soma mais de 828 mil habitantes.
25/02/2022 - 17:20

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME) da região de Maringá, no Noroeste do Paraná, vão poder ampliar o atendimento à população e fortalecer a regionalização de ações e serviços da área da Saúde. Para isso, o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense (Cisamusep) receberá R$ 20,89 milhões, por meio do Programa de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (Qualicis), da Secretaria estadual da Saúde. Serão beneficiados 30 municípios que integram o consórcio, que somam mais de 828 mil habitantes.

A formalização do repasse do recurso aconteceu nesta sexta-feira (25) em cerimônia no Hospital Universitário de Maringá. "Com essa adesão do Cisamusep ao Qualicis, iremos quase dobrar os repasses mensais, que antes eram de R$ 236 mil e agora passam para R$ 435 mil”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “É um compromisso do governo Ratinho Junior não somente com esses municípios, mas com a regionalização da saúde do Paraná".

Os recursos da Secretaria da Saúde serão repassados em 48 parcelas de R$ 435.344,96. Somado à contrapartida do consórcio, de pouco mais de R$ 1 milhão, o montante total chega R$ 21,76 milhões. "Tenho certeza de que o Qualicis é um programa inovador que irá melhorar e ampliar a oferta de serviços de saúde para todos os municípios do consórcio”, destacou o presidente do Cisamusep e prefeito de Ourizona, Rodrigo Amado.

O Qualicis reforça a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) ofertada na Rede de Atenção à Saúde nas mais diversas linhas de cuidado. No Paraná, 21 Regiões de Saúde contam com Ambulatórios Multiprofissionais Especializados gerenciados pelos Consórcios Intermunicipais de Saúde, atendendo praticamente todos os municípios.

O recurso repassado ao Cisamusep será distribuído para todos os 30 municípios integrantes do consórcio. São eles: Ângulo, Astorga, Atalaia, Colorado, Doutor Camargo, Floraí,  Floresta, Flórida, Iguaraçu, Itaguajé, Itambé, Ivatuba, Lobato, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Maringá, Munhoz de Mello, Nossa Senhora das Graças, Nova Esperança, Ourizona, Paiçandu, Paranacity, Presidente Castelo Branco, Santa Fé, Santa Inês, Santo Inácio, São Jorge do Ivaí, Sarandi e Uniflor.

PRESENÇAS – Participaram da cerimônia o vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora; o reitor da UEM, Julio César Damasceno; o vice-reitor da UEM, Ricardo Dias Silva; o superintendente da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona; os deputados estaduais Doutor Batista, Evandro Araújo e Soldado Adriano José; e o diretor da 15ª Regional de Saúde, Ederlei Alckamin, além de prefeitos da região.