Governo seleciona 220 profissionais para residência técnica na área ambiental

Os selecionados irão desenvolver atividades práticas pelo período de dois anos nos escritórios regionais do Instituto Água e Terra (IAT), em Curitiba e em 20 municípios do interior paranaense. A inscrição é exclusiva pela internet e a taxa custa R$ 150.
03/03/2023 - 14:50

Profissionais recém-formados em diferentes áreas podem se inscrever até a quarta-feira (8) no programa de Residência Técnica (Restec) em Engenharia e Gestão Ambiental do Governo do Estado. Ao todo, são 220 vagas, sendo 124 para Curitiba. Os selecionados irão desenvolver atividades práticas pelo período de dois anos nos escritórios regionais do Instituto Água e Terra (IAT), na Capital e em 20 municípios do interior paranaense. A inscrição é exclusiva pela internet e a taxa custa R$ 150.

A iniciativa é uma parceria da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) com a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). O programa contempla um curso de pós-graduação em nível de especialização em Engenharia e Gestão Ambiental, ofertado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na modalidade de ensino a distância (EAD). O início das atividades está previsto para abril.

Os residentes técnicos recebem mensalmente uma bolsa-auxílio no valor de R$ 2.375,00, mais auxílio transporte de R$ 220. Os bolsistas contam ainda com seguro contra acidentes, no âmbito do exercício das atividades práticas durante o programa. A carga horária prevista é de 30 horas semanais para as atividades práticas no IAT, de segunda a sexta-feira, e 500 horas para as atividades teóricas do curso de especialização, incluindo os módulos de disciplinas e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Entre os requisitos para concorrer às vagas, os candidatos devem ter concluído curso de graduação há no máximo três anos, nas áreas respectivas. Os selecionados não podem ter vínculo de emprego, nem receber bolsa de qualquer natureza subsidiada com recursos do Tesouro Estadual. Além disso, a aprovação no processo seletivo não configura vinculo empregatício com o Estado do Paraná.

SERVIDORES – O programa Restec em Engenharia e Gestão Ambiental contempla 20 vagas exclusivas para empregados e servidores públicos estaduais no curso de especialização. As inscrições para esse público seguem abertas até 3 de abril.

ÁREAS – Nesta quinta edição, o programa abrange 19 categorias profissionais. Serão selecionados engenheiros agrícolas e engenheiros agrônomos (23); engenheiros agrimensores e engenheiros cartográficos (8); engenheiros ambientais ou gestores ambientais (30); engenheiros civis (18); engenheiros de minas ou geólogos (19); engenheiro de pesca (1); engenheiros florestais (32); e engenheiros químicos (20).

Também há oportunidades para administradores (21); analistas de sistemas (2); arquiteto e urbanista (1); bacharéis em Direito (6); biólogos (14); comunicadores e jornalistas (3); contadores (5); geógrafos (10); médicos veterinários (3); químicos (3); e turismólogo (1).

PROVAS – A prova será aplicada no dia 2 de abril, nas cidades de Curitiba, Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá e Ponta Grossa, conforme escolha dos candidatos no momento da inscrição. O conteúdo programático para resolução das questões está disponível no edital (acesse AQUI).

REGIONAIS – Os escritórios regionais do IAT estão localizados nas cidades de Curitiba, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pitanga, Ponta Grossa, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

Serviço:

Programa de Residência Técnica (Restec) em Engenharia e Gestão Ambiental