Governo publica resultado final da licitação do viaduto da PUC, em Londrina

Obra na BR-369 vai desafogar o trânsito na principal via de acesso ao campus da Universidade. O processo agora segue para homologação e posterior assinatura de contrato. E está em fase de recursos a licitação da passarela em Bandeirantes.
18/04/2022 - 15:30

O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), publicou nesta segunda-feira (18) o resultado final da licitação do novo viaduto da BR-369, em Londrina, na região Norte. Conhecido como Viaduto da PUC, a obra vai garantir a ligação entre a Avenida Jockei Clube, a Avenida Cruzeiro do Sul, Rua Geraldo Rodrigues e a Rua das Indústrias, sem interferir no tráfego de veículos da rodovia federal.

O resultado publicado nesta segunda-feira representa a decisão final do DER/PR quanto à licitação, após análise de todos os recursos e contrarrazões apresentados, e mantém como vencedora a empresa Gaissler Moreira Engenharia Civil Eirelli, em consórcio com as empresas Legnet Engenharia Ltda e Vitis Engenharia Ltda.

Elas irão elaborar o projeto básico e o projeto executivo, além de executar a obra, um investimento de R$ 28 milhões, atingido após negociação com o DER/PR durante a sessão de disputa de lances. O processo agora segue para homologação e posterior assinatura de contrato.

A Avenida Jockey Clube é a principal via de acesso ao Campus Londrina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), enquanto as demais vias são muito utilizadas por indústrias e empresas da região. Atualmente o cruzamento é operado por semáforos, gerando engarrafamentos, principalmente nos horários de pico.

OBRA – A obra prevê a elevação da BR-369 e execução de passagem inferior com duas pistas duplas ligadas a duas rotatórias, permitindo a entrada e saída na rodovia, assim como a ligação entre as vias municipais de acesso, separando o tráfego local do tráfego de longa distância.

As pistas novas terão duas faixas de rolamento de 3,5 metros cada, com acostamentos externos de 2,5 metros e faixa de segurança interna de 60 centímetros para cada lado, separadas por barreiras de concreto. As alças terão 6,5 metros de largura, sendo 5,6 metros de faixa de rolamento e 45 centímetros de faixa segurança de cada lado. Também serão executadas novas calçadas em concreto.

O prazo de execução previsto, após assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço, é de 450 dias corridos (15 meses), sendo os três primeiros meses dedicados à elaboração do projeto básico e projeto executivo de engenharia da obra.

PASSARELA Também está em período de recursos a licitação da nova passarela e rótula da BR-369 em Bandeirantes, também na região Norte, facilitando o trânsito de pedestres e veículos no acesso ao Santuário São Miguel Arcanjo.

O resultado da análise de documentos de habilitação e classificação final das participantes foi publicado na quarta-feira passada (13), véspera do feriado, com o prazo de cinco dias úteis para interposição de recursos encerrando esta semana. Foi declarado vencedor o consórcio formado pelas empresas Contersolo Construtora de Obras Eireli e Weiller Construção Civil Ltda, com proposta de preço de R$ 5,45 milhões.

O DER/PR irá analisar todos os recursos, bem como as contrarrazões das empresas que forem objeto de recurso, e publicará um resultado final em Diário Oficial e no portal Compras Paraná. Caso não haja recursos interpostos, o resultado já segue para homologação, seguida pela assinatura de contrato.

A passarela terá uma sessão de 55,60 metros sobre a rodovia e um trecho em rampa de 42,20 metros, sendo a estrutura inteiramente em concreto armado pré-moldado. Ela terá largura de 5,14 metros, permitindo a travessia simultânea de duas pessoas em cada sentido.

Na rodovia será executada uma nova rotatória em nível, com novos acessos e um retorno para Bandeirantes. A previsão de conclusão, uma vez assinado contrato e emitida ordem de serviço, é de quatro meses.

O Santuário São Miguel Arcanjo, localizado no município de Bandeirantes, é considerado o terceiro maior do mundo dedicado ao santo, atraindo milhares de visitantes todos os anos. Em datas comemorativas, a estimativa é de um público superior a 30 mil pessoas.