Governo publica edital de R$ 5,8 milhões para educação tutorial nas universidades estaduais

O programa oferece bolsas de tutoria a professores e de iniciação científica a estudantes para projetos que integrem ensino, pesquisa e extensão. Serão fomentados 20 novos grupos de educação tutorial, com valor anual de R$ 2,6 milhões destinados à bolsa-auxílio mensal para os professores tutores e bolsa-auxílio mensal para até 240 estudantes.
15/03/2024 - 17:30

O Governo do Estado publicou um edital que prevê investimento de R$ 5,8 milhões para fomentar pesquisas desenvolvidas nas sete universidades estaduais do Paraná no âmbito do Programa de Educação Tutorial (PET). O objetivo é fortalecer e expandir o PET de forma proporcional ao número de alunos de graduação, na modalidade presencial, em diferentes áreas do conhecimento. O aporte será destinado, inclusive, para melhoria da infraestrutura física multiusuária dos campus universitários para a realização das atividades de educação tutorial.

Idealizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, o Programa de Educação Tutorial promove atividades extracurriculares que complementam a formação acadêmica dos estudantes de graduação. O programa oferece bolsas de tutoria a professores e de iniciação científica a estudantes para o desenvolvimento de projetos que integrem ensino, pesquisa e extensão.

Parte dos recursos previstos no edital do Governo do Estado – R$ 2,9 milhões – é da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio do Fundo Paraná. Os outros R$ 2,9 milhões são da Fundação Araucária. Metade do montante será desembolsado em 2024 e a outra metade no próximo ano.

Serão fomentados 20 novos grupos de educação tutorial, com valor anual de R$ 2,6 milhões destinados à bolsa-auxílio mensal para os professores tutores e bolsa-auxílio mensal para até 240 estudantes (12 alunos em cada grupo), além de uma verba custeio. Também está prevista a aplicação de R$ 560 mil para aquisição de equipamentos e material permanente de todos os grupos de educação tutorial, sendo R$ 80 mil para cada uma das sete instituições de ensino superior.

Os temas prioritários são agricultura e agronegócio, biotecnologia e saúde, energias inteligentes, cidades inteligentes, e educação, sociedade e economia.

O diretor de Programas, Projetos e Iniciação Extensionista da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Paulo Liboni, destaca a importância do programa no processo de formação dos universitários. “É fundamental para o estudante de graduação porque é uma experiência na prática, fomentando a cultura do ensino e da pesquisa”, afirma. Ele atua como tutor do PET Matemática da UEL.

O PET tem amparo na Lei Federal nº 11.180/2005 e, atualmente, conta com 842 grupos distribuídos entre 121 instituições de ensino superior em todo o Brasil.