Governo promove seminário sobre programas sociais do Estado e atualizações do CadÚnico

Evento em Curitiba encerra uma série de encontros já realizados em Campo Mourão, Cascavel, Guarapuava, Apucarana e Maringá. O Governo do Paraná busca de forma constante oferecer aos seus servidores mecanismos de atualização e capacitação para as atividades voltadas às famílias em vulnerabilidade.
01/06/2022 - 14:30

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), realiza em Curitiba a última etapa de uma série de seminários para apresentar as mudanças nas normativas do Cadastro Único (CadÚnico) e os programas estaduais de transferência e renda – o Comida Boa e o Renda Nossa Gente Paraná. O evento começou na terça-feira (31) e continua nesta quarta (01), com a participação de 1.800 pessoas.

A série é formada por seis Seminários Macrorregionais, voltados a representantes dos municípios, Conselhos Municipais de Assistência Social e Conselho Estadual de Assistência Social, além de profissionais dos Escritórios Regionais da Sejuf, da Secretaria de Estado da Saúde e dos Núcleos Regionais da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. Antes de Curitiba, os encontros aconteceram em Campo Mourão, Cascavel, Guarapuava, Apucarana e Maringá.

Na abertura do evento, o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Rogério Carboni, explicou que o seminário atende à necessidade permanente de atualização dos servidores estaduais. “O Governo do Paraná tem como norte a busca constante por oferecer aos seus servidores mecanismos de atualização e capacitação no exercício de suas atividades”, afirmou ele.

“Esse seminário reúne centenas de profissionais da assistência social, conselhos estaduais e municipais e os profissionais dos nossos escritórios regionais. Essa é uma área prioritária para a política pública do atual governo do Estado”, complementou Carboni.

De acordo com Larissa Marsolik, chefe do Departamento de Assistência Social da Sejuf, o Paraná objetiva a qualificação do Serviço Único de Assistência Social. “Não podemos perder de vista o olhar para a realidade, para que as famílias alcancem patamares de dignidade, de civilidade, de condições sociais cada vez mais inclusivas”, destacou.

PARANÁ – O Governo do Estado conta com programas de transferência de renda para atender o público em situação de vulnerabilidade. O Renda Nossa Gente Paraná contempla 26 mil famílias que recebem o Auxílio Brasil, do governo federal. Isso garante que elas tenham renda familiar per capita não inferior a R$ 115.

Ação para superação da pobreza e acompanhamento intersetorial das famílias em situação de vulnerabilidade social, o Nossa Gente Paraná é coordenado pela Sejuf, reunindo ações de diversas secretarias e órgãos do Estado, em parceria com os municípios e a comunidade.

Outro programa estadual é o Comida Boa, que contribui para a segurança alimentar com o repasse de R$ 80,00 ao mês para 90 mil famílias paranaenses. Já o Energia Solidária assegura que cerca de 320 mil famílias tenham acesso ao serviço básico de energia elétrica. E o Água Solidária atende aproximadamente 230 mil pessoas.

CADASTRO ÚNICO – O CadÚnico é uma importante ferramenta preenchida pelos profissionais dos municípios para identificar as famílias de baixa renda. Possibilita o desenvolvimento de políticas públicas para atender esta população, que é prioritária para o Governo do Paraná, com diversas ações e programas específicos para reduzir a vulnerabilidade social.