Governo mostra integração das forças de segurança pública em encontro com prefeitos

Participam do evento as polícias Militar, Civil, Científica e Penal. Os prefeitos podem conversar sobre ações em desenvolvimento e futuras parcerias com municípios e também sobre os projetos da área para cada região do Paraná.
17/11/2022 - 14:30

A integração das forças de segurança pública, visando dar mais eficiência e agilidade no atendimento à população, é um destaque entre as ações nesta área apresentadas pelo Governo do Estado no encontro com os prefeitos dos 399 municípios paranaenses, em Foz do Iguaçu. Participam representantes das Polícias Civil, Militar, Científica e Penal, além do Corpo de Bombeiros e da equipes do Disque Denúncia 181.

No estande que a Secretaria estadual da Segurança Pública (SESP) montou no evento, os prefeitos podem conversar sobre ações em desenvolvimento e futuras parcerias com municípios e sobre os projetos futuros da área para cada região do Paraná.

“Temos representantes de todas as instituições que compõem a Secretaria da Segurança Pública. Estamos aqui para atender os prefeitos e as secretarias municipais, pois a troca de informações e integração entre órgãos é fundamental para o avanço do Estado”, afirmou o secretário Wagner Mesquita.

“Estamos apresentando os nossos projetos e as nossas capacidades, em quais áreas podemos melhorar e integrar ainda mais como, por exemplo, o Projeto Olho Vivo, que incorpora imagens de câmeras de segurança municipais em nossos sistemas. São várias possibilidades de integração do Estado com os municípios e esse evento é o primeiro passo para futuras parcerias”, completou Mesquita.

Segundo o secretário, o Olho Vivo é um exemplo de relação de sucesso entre forças municipais e estaduais. Com ele é possível monitorar diversos veículos em tempo real em várias cidades do Paraná, possibilitando que as forças de segurança atuem de forma mais preventiva. Mais de 3 mil câmeras já estão ligadas ao Centro Integrado de Comando e Controle do Paraná. Elas são próprias do Estado, provenientes de convênios com os municípios e de parcerias com outras redes federais.

POLÍCIA MILITAR – No estande da Polícia Militar do Paraná, os prefeitos podem trocar informações sobre a implantação das câmeras de reconhecimento facial ou reconhecimento de placas de veículos. Também é possível conhecer os equipamentos utilizados nas operações policiais. No espaço do Corpo de Bombeiros são apresentadas as tecnologias e os equipamentos usados no combate à incêndios por todo o Paraná.

A Polícia Científica mostra, em seu estande, a inovação dos equipamentos utilizados para o trabalho como, por exemplo, o Cellebrite, uma tecnologia internacional para perícias em dispositivos eletrônicos. Também são abordadas iniciativas do Governo do Estado como os investimentos na implementação do Banco de DNA, que permite identificar e localizar suspeitos de crimes e até desaparecidos, além de demonstrativos do material de atendimento de local de crime.

Outro estande que aborda o tema tecnologia é o do Disque-Denúncia 181, onde é explicado como a população pode denunciar um crime, via telefone (181) ou site, a fim de incentivar moradores de todos os municípios do Paraná a colaborarem com as forças policiais.

PENAL E CIVIL – No estande da Polícia Penal, os policiais apresentam todo o material tático e equipamentos utilizados na guarda e remoção de apenados. Também é possível comentar sobre as novas unidades da Polícia Penal inauguradas em todo o Paraná.

Já a Polícia Civil do Paraná apresenta equipamentos táticos utilizados em operações policiais. Os profissionais da corporação também abordam as últimas contratações, que devem beneficiar todas as regiões do Estado com novos policiais.

EVENTO – O encontro Governo 5.0 – Desenvolve Paraná – Sustentabilidade a serviço da população começou quarta e segue até sexta-feira (16 a 18). A abertura ofcial, na manhã desta quinta-feira (17), foi feita pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. O evento reúne prefeitos dos 399 municípios e conta com workshops, painéis e palestras. Ele é uma parceria do Governo do Estado, Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR) e tem o apoio da Assembleia Legislativa do Paraná e Itaipu Binacional.