Governo libera mais de R$ 100 milhões para fortalecimento de ações na saúde

Recursos contemplam desde a vigilância em saúde até ações para pesquisa de doenças graves e financiamento hospitalar. Anúncio foi feito durante o 36º Congresso do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).
19/10/2022 - 18:00

O Governo do Estado liberou nesta quarta-feira (19) mais de R$ 100 milhões em recursos para programas já em andamento. O documento foi assinado durante o 36º Congresso do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), em Foz do Iguaçu. Ao todo, serão três grandes repasses, que contemplam desde a vigilância em saúde até ações para pesquisa de doenças graves e financiamento hospitalar.

Um dos maiores investimentos será no Programa Estadual de Fortalecimento da Vigilância de Saúde - Provigia, que saltou de R$ 30 milhões para R$ 50 milhões, valores destinados às ações e estratégias de vigilância nos municípios. Voltado à qualificação, o Provigia busca otimizar o repasse aos municípios de maneira estratégica e expandindo a regionalização da saúde.

"Estes são recursos que transformam a realidade da saúde de todos os 399 municípios do Paraná. O governador Ratinho Junior, desde o início da gestão, tem dado um direcionamento claro para o caráter municipalista do governo, onde as ações possam chegar até a casa dos paranaenses", disse Beto Preto, que assinou a liberação.

Ainda no âmbito de serviços de saúde da população, foi anunciado o repasse adicional de R$ 50 milhões no financiamento para o atendimento da Média e da Alta Complexidades Hospitalar.

"Sempre tivemos total confiança na gestão da Sesa e do Governo do Estado. Todos esses recursos expressam a boa relação entre as esferas municipal e estadual que cultivamos no Paraná”, afirmou o presidente do Conselho de Secretarias Municipais do Paraná, Ivoliciano Leonarchik. “Temos um governador que ouve nossas demandas com atenção, e é precisamente por isso que temos tantos investimentos expressivos que fazem a diferença na vida dos paranaenses".

TECNOLOGIA – Os investimentos em pesquisa também fizeram parte dos anúncios do dia. Numa parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde, Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Fiocruz e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) foi firmado um termo de cooperação para pesquisa genética da população acometida por cânceres e doenças raras, no valor de R$ 408 mil.

"Esta é uma parceria histórica entre nossas instituições e o Sistema Único de Saúde, por meio da Sesa. Uma conquista para todo o Estado do Paraná, onde vemos o campo da ciência e tecnologia contribuindo para elevar a qualidade da saúde para todos", avaliou Pedro Barbosa, diretor-presidente da IBMP.

Para o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, a cooperação mostra um cenário moderno e valoroso para a saúde paranaense. "É um projeto de grande amplitude para nosso Estado. Essa parceria não beneficia somente os portadores de doenças raras, mas a ciência e a tecnologia como um todo. O Paraná está dando passos largos para ser referência em saúde de ponta", finalizou Callado.

CONGRESSO – Durante as mesas de discussão do 36º Congresso do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) desta quarta-feira, a Sesa também apresentou ações, estratégias e outros investimentos destinados à Atenção Primária à Saúde.

"Apenas neste ano, o Governo do Estado destinou repasses que somam mais de R$ 150 milhões para áreas de atuação direta da Atenção Primária em Saúde. Estes investimentos são fundamentais e vão desde equipamentos para UBS até custeio de serviços de uso diário da população",  destacou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da secretaria, Maria Goretti David Lopes.

Entre os recursos liberados, destaca-se o Incentivo Estadual de Investimento para Transporte Sanitário, num total de R$ 88,19 milhões. "Temos realizado uma gestão ampla e regionalizada, levando sempre em consideração as especificidades de cada um dos 399 municípios do Paraná. Nosso norte é levar o atendimento e os recursos em saúde até a porta da casa das pessoas", afirmou o secretário Beto Preto.

INCENTIVOS – Além dos recursos destinados ao transporte sanitário, também foi exposto aos gestores municipais outras ações de custeio e incentivo realizadas pela Sesa. Para a Atenção Primária à Saúde e Saúde Bucal, o valor ultrapassa R$ 50 milhões ao ano. Já em equipamentos de UBS, o recurso destinado supera R$ 10 milhões.

"Temos perspectivas de ampliar ainda mais estes repasses para a Atenção Primária, promovendo e acelerando a capacidade do Estado em regionalizar a saúde. São valores expressivos e que permitem garantir o atendimento humanizado e perto da casa das pessoas", concluiu Goretti.