Governo intensifica ações de conscientização sobre autismo no Abril Azul

Espaços públicos serão iluminados de azul e haverá entrega do selo Amigo da Pessoa Autista a estabelecimentos da Ilha do Mel. Estado promove ainda um webinar sobre a divulgação da carteira de autista.
30/03/2023 - 14:10

Abril é o mês dedicado à conscientização sobre o autismo e o Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família e do Conselho de Ação Solidária, realizará uma série de ações sobre o tema, com foco na conscientização e quebra de preconceito. É o chamado “Abril Azul”, que intensificará atividades para informar e esclarecer dúvidas sobre o TEA - Transtorno do Espectro Autismo.

Haverá uma programação especial neste domingo, 02 abril, em que é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Os espaços públicos passam a ser iluminados de azul.

“Queremos alertar e chamar a atenção da sociedade e governantes sobre este transtorno do neurodesenvolvimento, de modo a ajudar a derrubar barreiras e preconceitos e disseminar informações corretas e esclarecedoras”, destacou a primeira-dama do Paraná e presidente do Conselho de Ação Solidária, Luciana Saito Massa.

Também será entregue o selo Amigo da Pessoa Autista a 48 estabelecimentos da Ilha do Mel, que se torna a primeira ilha turística do Brasil inclusiva para pessoas autistas. O projeto social é uma iniciativa da Associação Brasileira das Ilhas Turísticas (Abitur) e conta com apoio do Governo do Paraná, por meio das secretarias do Turismo (Setu) e do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), além da Prefeitura de Paranaguá.

Durante um mês, colaboradores e proprietários desses locais passaram por treinamentos e fizeram as adaptações necessárias para a certificação. “Esse projeto demonstra a importância da parceria entre o poder público e a iniciativa privada. Temos que destacar a Abitur, a Ico Project, Onda Autista e tantos outros parceiros, que com muito trabalho e dedicação conseguiram executá-lo”, afirmou o secretário da Sedef, Rogério Carboni.

WEBINAR – Na terça-feira (04) será realizado o webinar Inclusão da Pessoa com Autismo no Paraná – Possibilidades e Desafios. O evento, promovido pelo Estado, tem o apoio da Coordenação da Política Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Escola de Gestão.

O webinar será no modelo híbrido e ocorre presencialmente no auditório do Ministério Público do Paraná. Inscrições por este link.

Além dos eventos, serão intensificadas as ações de divulgação sobre a Carteirinha do Autista, documento que oferece prioridade no atendimento em espaços públicos e privados. Desde o início de sua implantação, em 2020, mais de 7.789 documentos já foram emitidos. Para verificar a documentação necessária e o passo a passo para a emissão da carteirinha basta clicar AQUI.