Governo envia às prefeituras relatório atualizado para auxiliar no alcance das metas dos ODS

O Relatório Missão ODS é personalizado para cada cidade e tem como objetivo auxiliar na tomada de decisão e no planejamento das políticas públicas consideradas prioritárias localmente, voltadas ao alcance das metas dos ODS.
21/12/2022 - 15:00

O Governo do Paraná encaminhou o Relatório Missão ODS – Indicadores Municipais a todas as prefeituras do Estado nesta semana. O documento, que traz indicadores atualizados, é personalizado para cada município e tem como objetivo auxiliar na tomada de decisão e no planejamento das políticas públicas consideradas prioritárias, visando o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A ação é coordenada pela Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

Lançado em setembro de 2021 pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, o relatório tem o objetivo de fornecer às prefeituras o acompanhamento dos indicadores dos ODS de forma sistematizada e simplificada. É uma das estratégias do Estado dentro da Agenda 2030.

“O Relatório Missão ODS foi uma demanda direta do governador. Quando apresentamos o BI Paraná de Olho nos ODS, ele solicitou que as informações presentes na plataforma fossem enviadas aos prefeitos, de forma simplificada e ágil, para fornecer um panorama sobre a situação dos indicadores ODS dos municípios”, explicou a superintendente da SGDES, Keli Guimarães.

Dessa maneira, segundo ela, os Executivos municipais conseguem direcionar investimentos para áreas ainda deficitárias e reforçar a integração com outras prefeituras para erradicação da pobreza, promoção da saúde, garantia de trabalho, proteção das áreas de conservação e defesa dos direitos fundamentais.

A SGDES também estimula que as prefeituras e todos os setores da sociedade cadastrem suas iniciativas no Portal Boas Práticas. Dessa forma, essas ações terão mais visibilidade, possibilitarão a troca de experiências e a replicação dessas boas práticas.

Para o esclarecimentos de dúvidas, as prefeituras podem entrar em contato com a SGDES pelo e-mail: missaoods.cedes@ccivil.pr.gov.br.