Governo emite licença ambiental para construção da Ponte dos Valadares, no Litoral

Documento foi emitido pelo Instituto Água e Terra (IAT). Estrutura ligará Paranaguá à ilha, beneficiando os cerca de 30 mil moradores do local. Investimento é de R$ 13,4 milhões. Além disso, projeto prevê recuperação de passarela já existente.
05/10/2022 - 17:30

A construção da nova ponte que liga o continente, no Centro histórico de Paranaguá, à comunidade da Ilha dos Valadares, no Litoral do Estado, já possui a licença ambiental de instalação emitida pelo Governo do Paraná, por meio do Instituto Água e Terra (IAT). O edital foi elaborado pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas e, de acordo com o documento, o prazo de execução da obra é de 540 dias. O investimento é de R$ 13,4 milhões, sendo R$ 11,8 milhões do Estado e o restante do município.

Com a licença em mãos, a Prefeitura de Paranaguá autorizou, no começo deste mês, o início das obras. A autorização também foi assinada pelo secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza, e pelo representante da Construtora Serra da Prata, empresa que venceu a licitação pública para a execução do empreendimento.

"Esta é mais uma obra que sai do papel para garantir o desenvolvimento do Litoral", disse o secretário. “A intenção do governo é atender os municípios da região com todas essas demandas de infraestrutura”, afirmou, citando outras obras fundamentais, como a recuperação da orla de Matinhos e a Ponte de Guaratuba.

LIGAÇÃO A estrutura vai beneficiar os 30 mil moradores da Ilha de Valadares. “Muitos não acreditavam, mas a realidade chegou. Foi um grande esforço de todos os técnicos da prefeitura e do Estado para a análise dessa licença ambiental, e agora teremos essa importante obra”, disse o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque. “A ponte vai garantir o direito de ir e vir dessa população”.

O secretário do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Augustinho Zucchi, disse que quando a obra foi anunciada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, em abril deste ano, foi possível perceber o que a nova ponte significa para os moradores da ilha.

“Essas pessoas que serão atendidas sempre tiveram problemas com a demora na travessia até a cidade, inclusive para atendimento à saúde. A obra responde a uma reivindicação de décadas dos moradores e o governador foi muito feliz em tirar do papel esse projeto aguardado há muitos anos”, destacou o secretário. A licitação pública teve a participação de empresas de todo o País.

PASSARELA – Além da construção da nova ponte, o projeto também contempla a revitalização da passarela Antônio José Sant’Anna Lobo Neto. Essa estrutura foi construída na década de 1990, com largura de 2,55 metros, sendo o único acesso terrestre que ligava a parte continental de Paranaguá à Ilha dos Valadares. Em maio de 2003, a prefeitura fez a ampliação lateral da passarela em mais de 4 metros.

Em 2018, as estacas de fundação ganharam reforço e, em 2020, foi necessário outra obra para o reforço estrutural das lajes do tabuleiro e das vigas longarinas com fibras de carbono. Agora, neste novo projeto, será feita revitalização e ampliação da passarela, com a restauração completa da ponte.

Com a melhoria, a passarela, hoje exclusiva para travessia de pedestres e ciclistas, poderá ser usada por veículos automotores também.