Governo do Estado participa de feira de inovação e tecnologia em Cascavel

Feira de inovação da região Oeste já recebeu mais de 30 mil visitantes. Secretaria estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) contou com jurados em competição de soluções inovadoras para o setor público.
26/05/2023 - 16:50

O Governo do Estado participou da Technovação, importante feira de inovação de Cascavel, na região Oeste, com apresentações de programas e projetos de qualificação de profissionais, fomento de startups, linhas de crédito para microempreendedores, novos sistemas de protocolos, agências de inovação, entre outros.

O evento, que ocorreu nesta semana, recebeu mais de 30 mil visitantes. Foi uma oportunidade de aproximar a sociedade, o setor público e o setor privado da tecnologia, apresentando soluções práticas que facilitem a vida da população no dia a dia.

Na apresentação na feira, o coordenador de eventos da Secretaria estadual de Inovação (SEI), Paulo Sônego, lembrou que somente em 2023 o Governo do Paraná fez investimento recorde de R$ 411 milhões nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

Além da SEI, representaram o governo estadual a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Celepar. “É um orgulho participar da Technovação. O evento busca aproximar as políticas públicas de inovação do Estado das empresas e dos municípios”, afirmou Sônego.

A Technovação conta com palestras, feiras, atrações, fóruns, debates e concursos de inovação juntando ciência, cultura e transformação digital. A feira é organizada pela Fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec), entidade pública mantida pela Prefeitura de Cascavel.

“Estou muito feliz pela realização da feira e a participação do governo estadual. Gostaria de agradecer ao Governo do Estado pelo apoio ao setor de tecnologia e das demandas dos municípios”, afirmou o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos.

HACKATHON – Os assessores técnicos da SEI, Marcio Hauagge e Ozi Martins, foram jurados do Hackathon, uma maratona de programação em formato de competição. Os grupos tiveram dois dias apresentar 10 soluções de inovação para o setor público, com foco no tema “Desafios da Gestão Pública”, em realização da Fundetec em parceria com o Sebrae.

Foram apresentadas soluções práticas como, por exemplo, um aplicativo para ações preventivas de endemias para a saúde pública de um município e a sinalização urbana e sistematização de protocolos digitais. O vencedor do prêmio foi o grupo Data Puzzle, que apresentou um app para controle da dengue.