Governo do Estado libera R$ 7,4 milhões para pavimentar diversas ruas em Prudentópolis

Obras viabilizadas com a liberação do Governo do Estado, via Secretaria das Cidades (Secid), de R$ 7.479.505,41. O edital foi encaminhado nesta sexta-feira (12) ao executivo municipal.
12/01/2024 - 17:40

A Prefeitura de Prudentópolis, município de 49.393 habitantes da região Centro-Sul do Estado, dará início nos próximos dias à pavimentação de 26.860,61 m² em diversas vias urbanas da cidade. A obra será viabilizada com a liberação do Governo do Estado, via Secretaria das Cidades (Secid) de R$ 7.479.505,41. O edital que autoriza a intervenção foi encaminhado nesta sexta-feira (12) ao executivo municipal.

O dinheiro, proveniente do Sistema de Financiamento de Ações Municipais (SFM), que tem apoio da Fomento Paraná e Paranacidade, garante a execução dos serviços preliminares, terraplenagem, implantação de base, sub-base e do revestimento; colocação de meio fio, sarjeta, urbanização, sinalização de trânsito e de rede de drenagem de águas pluviais.

“Este é mais um bom projeto para melhorar a vida da população. Os moradores de Prudentópolis terão mais conforto e segurança ao usar ruas com pavimento de qualidade”, disse o secretário Eduardo Pimentel.

“A empresa vencedora da licitação vai começar em breve o trabalho. Quero fazer um agradecimento em nome do município pela parceria com a Secid e o Governo do Estado. Isso vai trazer ainda mais qualidade de vida”, disse o prefeito Osnei Stadler.

Serão pavimentadas as ruas João Paulo I (entre a Avenida São João e Conselheiro Rui Barbosa), Conselheiro Rui Barbosa (entre João Paulo I e Betel), Cornélio Kloster (entre a Avenida São João e Cândido de Abreu), Periquitos (em 300 metros a partir da Rua Tiradentes no sentido para a Rua 11 de Dezembro), Ildegard Jensen (em 360m a partir da rua Prefeito Altivo Alves), Cândido de Abreu (entre João Szatkowski e a Travessa Universitária), José Gali (entre Carlos Gomes e Capitão Francisco Durski Silva) e Ipiranga (em 231,5m a partir da rua Doutor Geraldo Ribeiro de Carvalho).

MAIS AÇÕES – A parceria entre a Secid e a Prefeitura de Prudentópolis viabiliza aquisições e outras obras que beneficiam a população das áreas urbana e rural do município.

Está em andamento pelo Programa de Transferência Voluntária da Secid, modalidade em que o município não devolve os recursos ao Tesouro do Estado, a revitalização da Praça Firmo Mendes Queiroz (R$ 140.896,50, já com cronograma de execução).

Além disso, pelo SFM estão em andamento a pavimentação asfáltica de trechos das ruas Presidente Castelo Branco, Getúlio Vargas, Governador Ney Braga, São Marcos, Santa Tereza, doutor Geraldo de Carvalho e Capitão Francisco Durski Silva (R$ 4.814.916,35, com 83% já realizada) e a pavimentação asfáltica de trechos das ruas Domingos Luiz de Oliveira, Padre João Josaft Roga, Santana, Severo Agibert e da Avenida Brasil (R$ 5.247.540,30, já executada em 88%).

O Estado também já aprovou a aquisição de equipamentos rodoviários: um caminhão 4x2 com cesto aéreo isolado, uma motoniveladora de 150 HP e um conjunto britador móvel.