Governo do Estado leva Curso Básico de Smartphone para idosos de Castro esta semana

O curso é realizado pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf), através do Departamento da Política para Pessoa Idosa (DPPI), em parceria com a Celepar. Trata-se de um curso rápido, com apenas 9 horas de duração.
06/06/2022 - 16:20

O Governo do Estado promove, a partir desta terça-feira (7), mais uma edição do Curso Básico de Smartphone voltado à população da terceira idade do município de Castro, nos Campos Gerais. A ação visa dirimir dúvidas e dificuldades que essas pessoas tenham na utilização desses aparelhos, que podem gerar inseguranças e isolamento, afetando a autoestima delas.

O curso é realizado pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf), através do Departamento da Política para Pessoa Idosa (DPPI), em parceria com a Celepar, que envia uma equipe técnica para ministrar as aulas durante três dias. Ele é voltado a pessoas com idade igual ou superior a 50 anos, e contará com a participação de 37 pessoas em Castro.

“Esse curso ensina os idosos a personalizar o celular, colocar ou trocar o papel de parede, aumentar o volume do aparelho, o tamanho das letras, editar e excluir contatos, gravar e enviar vídeos, ler e responder mensagens”, explicou o secretário Rogério Carboni. “Tudo é feito numa metodologia que respeita o tempo e os limites de cada pessoa idosa que participa das atividades. Os resultados têm sido muito animadores, pois eles geram confiança e autoestima aos participantes”.

O curso é totalmente gratuito, e os alunos precisam apenas comparecer às aulas com seu smartphone carregado, e levar um bloco e caneta para fazer anotações. As aulas serão realizadas no período das 13h30 às 16h30, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizada à rua Marechal Deodoro, 348, Vila Rio Branco.

REALIZAÇÃO – A chefe do DPPI, Adriana Oliveira, comentou que, ao final do curso, os alunos recebem um diploma. “Nosso curso básico de smartphone atende a uma geração de pessoas que já viveu diversas experiências de vida e que está aberta a novas descobertas, sobretudo a se preparar para os desafios da tecnologia. Além disso, em muitos casos a certificação do curso é o primeiro diploma que eles recebem, o que sempre é emocionante”, enalteceu.

CURSO – Trata-se de um curso rápido, com apenas 9 horas de duração. É realizado em três dias, sendo 3 horas a cada dia. As aulas podem ser realizadas no período da manhã ou da tarde, sempre com um intervalo para um rápido lanche. As turmas são de no mínimo 20 e no máximo 40 pessoas. Ao final, os participantes recebem um certificado de participação.

Serviço:

Datas: de 07 a 09 de junho

Horário: das 13h30 às 16h30

Local: auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizada à rua Marechal Deodoro, 348, Vila Rio Branco