Governo do Estado e Prefeitura de Curitiba se unem para difundir combate à corrupção

3º Simpósio Paranaense contra a Corrupção reunirá, na próxima quinta e sexta-feira, mais de 600 servidores e está aberto à comunidade. As inscrições são gratuitas.
Publicação
29/11/2022 - 15:50

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Paraná, por meio da Controladoria-Geral do Estado, e a Prefeitura de Curitiba firmaram parceria para realizar o 3º Simpósio Paranaense contra a Corrupção. O evento traz especialistas em contas públicas e gestão, com enfoque na nova lei de licitações (14.133/2021), para debater esses assuntos com servidores da área e com a comunidade.

A intenção é reunir cerca de 600 pessoas no Canal da Música, em Curitiba, nesta quinta e sexta-feira (01 e 02). A inscrição é grátis tanto para quem trabalha no poder público como para comunidade em geral e deve ser feita na página da Escola de Gestão.

O simpósio anuncia o Dia Internacional Contra a Corrupção, comemorado em 9 de dezembro. Nessa data, em 2003, foi assinada a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, que prevê políticas de prevenção e combate a atos lesivos aos recursos públicos.

A determinação está de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas, no eixo ESG, que trata da responsabilidade social, ambiental e de governança.

“A corrupção afeta várias áreas da sociedade e pode estar presente em pequenos atos cotidianos. Adotamos o simpósio anual para mantermos sempre atualizado o debate sobre prevenção e combate a atos ilícitos e a condutas inadequadas no âmbito da administração pública”, afirmou Raul Siqueira, controlador-geral do Estado.

PARTICIPAÇÃO – Nesta edição do simpósio, o tema principal é “Governança e controle na nova lei de licitações”. A abertura será às 9h de quinta-feira. Dos palestrantes, o primeiro a falar é o conselheiro Ivan Bonilha, do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, que abordará o papel dos tribunais de contas na contenção de improbidade e promoção de melhores práticas.

Em seguida, painel de debates reunirá o auditor fiscal Rodrigo Fontenelle, controlador-geral de Minas Gerais e presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), e Gustavo Bramili, controlador-geral do município do Rio de Janeiro. Eles falarão sobre “Governança e compliance no setor público”.

Na parte da tarde, Rafael Fassio, procurador do Estado de São Paulo, e Luis Gustavo Cardoso, representante de projetos do Escritório de Drogas e Crimes das Nações Unidas (UNODC), tratarão do “Papel da nova lei de licitação aplicada ao controle interno”. O dia será encerrado com a palestra motivacional “Liderando em tempos de mudanças”, por Maurino Veiga.

FUTURO Na sexta-feira, o evento começa às 9h, com o painel “Transparência e controle social na administração pública”. Participam o diplomata e cientista político Marcelo Calero e a professora-doutora Vera Lúcia Suguihiro, da Universidade Estadual de Londrina.

O “Futuro da administração pública no metaverso” será debatido por Juliana Nascimento, professora de consultoria de soluções para riscos, na Escola de Negócios KPMG, e Glades Chuery, fundadora do Potencial Compliance Brasil.

PREMIAÇÃO – No fim da manhã, serão anunciados os Agentes Destaque 2022. Por meio de votação interna, são escolhidos os agentes de Transparência, de Ouvidoria, de Controle Interno e de Compliance que se destacaram no ano. Concorrem cerca de 70 agentes de cada área.

GALERIA DE IMAGENS