O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou dois despachos nesta semana que tratam da autorização de abertura de concursos públicos e ampliação de vagas em concursos públicos nos próximos meses no Paraná. Um deles atende demandas da Secretaria de Estado da Segurança Pública e outro das carreiras civis. As autorizações contaram com aval da Comissão de Política Salarial.
As autorizações englobam 2.241 servidores civis. São 503 ampliações de vagas solicitadas por órgãos do Governo a partir do concurso em andamento do Quadro Próprio do Poder Executivo, nomeações remanescentes e novos concursos do IDR-Paraná, Secretaria da Fazenda e Agepar. Em relação à Secretaria de Segurança Pública, as autorizações envolvem concursos previstos para a Polícia Civil e Polícia Militar.
De maneira geral, há expectativa de contratação de 5.489 novos profissionais ao longo de 2025, entre já convocados, com concursos em andamento e com certames por realizar.
A previsão envolve 274 profissionais para o Quadro de Polícia Judiciária (Polícia Civil), 44 para o Quadro de Delegados, 38 para o Quadro de Papiloscopistas, 132 para o Quadro de Técnicos de Perícia Oficial, 50 para o Quadro de Agentes Fazendários, 50 auditores fiscais, 20 cadetes para o Corpo de Bombeiros, 90 cadetes para a Polícia Militar, 2.000 praças para a PM, mais de 1.000 agentes profissionais para o Quadro Próprio do Poder Executivo, especialistas em regulação para a Agepar, além dos professores já nomeados no começo do ano, entre outros.
As novas contratações visam recompor o quadro das carreiras e ampliar o atendimento do Estado em diversas áreas. As autorizações também respondem demandas históricas da administração pública.
No caso da Polícia Penal, por exemplo, serão contratados 132 profissionais para o Complexo Médico Penal, entre médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, entre outros. Atualmente esse trabalho é feito por 145 servidores temporários contratados por Processo Seletivo Simplificado (PSS). A unidade de regime fechado é destinada a presos que precisam de tratamento de saúde. Atualmente mantém sob custódia cerca de 600 detentos.
No caso da Polícia Civil, as novas contratações vão auxiliar a adequar o efetivo policial empregado nas delegacias e ampliar o atendimento de perícia papiloscópica nos locais de crimes, em especial, local de morte. No caso do Corpo de Bombeiros, os novos contratados ajudarão a compor os efetivos dos 4º e 5º Comando Regional do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), que serão instalados em Maringá e Ponta Grossa, respectivamente.
Outros concursos importantes são do IDR e da Secretaria da Fazenda. O primeiro foi anunciado pelo governador no Show Rural, em Cascavel. Será o primeiro grande certame para o quadro técnico que trabalha diretamente com os produtores rurais. O concurso de auditor fiscal da Receita Estadual do Paraná terá provas no próximo domingo. A média da concorrência é de 346 candidatos por vaga, confirmando o alto nível de disputa pela função.