Governador lidera missão que prospectará investimentos e negócios nos EUA e Portugal

É a segunda missão internacional do Paraná deste ano – a primeira foi em março, ao Japão e à Coreia do Sul, igualmente liderada por Ratinho Junior. O objetivo é mostrar o potencial do Estado, além de conhecer políticas públicas de outros países.
Publicação
05/05/2023 - 09:40

Confira o áudio desta notícia

O governador Carlos Massa Ratinho Junior vai liderar uma nova missão internacional do Paraná em maio, desta vez para os Estados Unidos e Portugal. O objetivo é atrair investimentos dos dois países para projetos de infraestrutura e energia, além de buscar soluções inovadoras em áreas como tecnologia e turismo. 

A viagem aos EUA é organizada pela Invest Paraná, agência de captação de negócios do Governo, vinculada à Secretaria estadual de Indústria, Comércio e Serviços. Em Portugal, além da Invest, a missão é organizada pela Celepar, a companhia de tecnologia do Estado, vinculada à Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital. Nos Estados Unidos, a visita será de 8 a 12 de maio. Na sequência, a comitiva vai a Portugal, onde fica de 13 a 16 de maio.

É a segunda missão internacional neste ano. A primeira foi em março, ao Japão e à Coreia do Sul, igualmente liderada por Ratinho Junior, que trouxe bons resultados ao Estado. Houve a confirmação do investimento bilionário da multinacional japonesa Sumitomo Rubber na fábrica de pneus da Dunlop, em Fazenda Rio Grande; o acordo para instalação de uma planta da fabricante de suplementos alimentares sul-coreana Phycoil Biotechnology em Ivaiporã; e a abertura de negociação para venda de proteína suína e bovina aos dois países asiáticos.

"Nesta segunda missão do ano, vamos nos reunir com autoridades e empresários dos dois países para prospectar novos investimentos da iniciativa privada no Paraná, além de buscar parcerias na área de inovação”, disse Ratinho Junior. “Temos um grande potencial, o Estado vive um ótimo momento econômico. Também temos a Nova Ferroeste e as concessões rodoviárias para apresentar. O Paraná oferece segurança jurídica para empresas. É um ambiente muito favorável e temos boas expectativas de ampliar essa relação comercial com empresários dos dois países".

Para o diretor de Relações Institucionais e Internacionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco, trata-se de uma agenda completa para tratar de diversos assuntos, desde a atração de investimentos até a busca por opções de financiamento para ampliar a capacidade financeira do Estado e garantir melhorias aos paranaenses. Outra frente é a busca por novas tecnologias para diversos setores da administração pública.

“É uma agenda que fazemos com setor privado de fundos de investimento para apresentar oportunidades que já estão na prateleira. Também estamos buscando bancos que possam fornecer empréstimos diretos ao Governo do Paraná para fomentar diversas áreas e setores da nossa economia”, explicou. "É uma agenda bem diversificada buscando uma parceria mais completa entre o Paraná, Estados Unidos e Portugal”.

Além do governador, embarcam para a missão em Nova York e Washington, nos Estados Unidos, o secretário de Planejamento, Guto Silva; o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero; e o deputado estadual Alexandre Curi. Representarão a Invest Paraná o diretor-presidente, Eduardo Bekin, e o diretor de Relações Institucionais e Internacionais, Giancarlo Rocco. Pela Nova Ferroeste, participa o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luís Henrique Fagundes.

Já para a missão a Portugal, o governador lidera a comitiva com os secretários de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, de Inovação, Modernização, e Transformação Digital, Marcelo Rangel, e Turismo, Márcio Nunes, além do diretor dessa última pasta, Irapuan Cortes.

Representando a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) estará o diretor-presidente, André Gustavo Souza Garbosa, e o diretor de Mercado, João Luiz Marques Guimarães. Também compõem a comitiva o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, e o gerente de Pesquisa e Inovação da companhia, Gustavo Possetti, além do deputado estadual Gugu Bueno.

ESTADOS UNIDOS – Nos EUA, comitiva terá um encontro com a Kirkoswald Asset Management, empresa sediada em Nova York especializada em gestão de ativos, para apresentar o projeto da Nova Ferroeste. O governador também participa do Lide Brazil Investment Forum, evento que vai reunir executivos dos mais variados setores de atuação visando fortalecer a livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social. Também participarão governadores de outros estados e autoridades do Congresso Nacional, como o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

A comitiva paranaense terá reuniões com o Banco Mundial, maior entidade financeira de desenvolvimento do mundo, que realiza empréstimos e financia projetos em países em desenvolvimento; o Bank of America, a segunda maior holding bancária nos Estados Unidos; e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), organização que tem como intuito o financiamento de projetos de desenvolvimento econômico, social e institucional e já tem uma parceria de longa data com o Paraná no financiamento de grandes obras rodoviárias.

Também será realizado um Paraná Day, em parceria com o banco BTG Pactual, com o objetivo de apresentar potencialidades do Estado, principalmente em áreas de infraestrutura e turismo, a empresários americanos. A comitiva ainda participará de um jantar de negócios promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o jornal Financial Times. O encontro precede o FGV Brazil Summit, evento que reúne autoridades governamentais, economistas, investidores e empresários para discutir o ambiente econômico e empresarial do Brasil.

PORTUGAL – A passagem pelo país europeu tem outro foco, voltado para as potencialidades turísticas e inovação. O primeiro compromisso será com o Banco BNI, banco digital com maior taxa de crescimento em Portugal. Na sequência, a comitiva participará do evento Conexão de Negócios Paraná-Lisboa, para discutir as oportunidades de negócios em setores estratégicos para o Estado, como o turismo.

As autoridades paranaenses serão recebidas por dois ministros portugueses: o da Educação, João Costa, e o da Saúde, Manuel Pizarro. O objetivo desses encontros é trocar experiências e buscar soluções nestas áreas para o Paraná. 

Haverá, ainda, visitas à Câmara Municipal de Lisboa, à Câmara Municipal de Oeiras e ao Taguspark, um parque de ciência e tecnologia localizado em Talaíde, em Oeiras, que reúne empresas, centros de investigação e uma universidade, permitindo às organizações, aos empresários e às startups desenvolverem soluções comercializáveis e com capacidade de exportação e internacionalização.

”A Celepar possui um escritório em Portugal com dois objetivos. Nós queremos trazer tecnologias europeias para o Paraná e vender tecnologias relevantes para Portugal e para a Europa. Temos várias soluções de ponta, especialmente na área de educação, trânsito e segurança”, completa o presidente da empresa, André Gustavo Barbosa. ”Uma das razões pelas quais o Paraná tem a melhor educação do Brasil é pelo uso correto de tecnologias educacionais. Elas interessam não apenas a outros estados brasileiros, mas também a outros países”.

Segundo a Invest Paraná, nessa agenda o foco também será na atração de turistas. "Vamos debater com trades para entender como o Paraná pode ser mais atrativo e fazer a conexão de turistas com destinos como Foz do Iguaçu e Curitiba e outras localidades do Paraná”, explicou Giancarlo Rocco.

GALERIA DE IMAGENS