Governador anuncia promoções e progressões para quase mil policiais civis

Ao todo serão promovidos 355 servidores da Polícia Civil, além da implementação das progressões de carreira para outros 557 policiais civis. Na Polícia Militar do Paraná (PMPR), mais 382 policiais receberão progressão de carreira.
Publicação
26/10/2022 - 15:30

Confira o áudio desta notícia

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta quarta-feira (26) novas promoções e progressões nas carreiras dos servidores da Polícia Civil do Paraná – PCPR. Cerca de mil policiais civis serão beneficiados com a medida, que será formalizada em etapas. Os decretos preveem um incremento de mais de R$ 1 milhão na remuneração de 967 policiais até dezembro. 

Ao todo serão promovidos 355 servidores da Polícia Civil, além da implementação das progressões de carreira para outros 557 policiais civis – sendo 271 policiais na publicação do primeiro decreto, desta quarta. Outros 286 servidores terão seus nomes publicados em novos atos do Poder Executivo até dezembro, conforme o tempo necessários para cumprimento da progressão.

O pacote ainda prevê uma indenização a 55 policiais civis que precisaram ser removidos de suas sedes para atender às necessidades do quadro nos últimos meses.

O governador Ratinho Junior reiterou a necessidade de reconhecimento da categoria, que vem combatendo, elucidando e ajudando a diminuir os índices de criminalidade no Estado. “O trabalho célere e competente da Polícia Civil tem feito a diferença no Paraná. O perfil técnico e o trabalho brilhante dos profissionais, dos policiais, ajudam a amenizar os problemas na área de segurança no Paraná e hoje temos uma Polícia Civil equipada, com novos servidores em treinamento e com liberdade para conduzir seu trabalho”, afirmou.

A medida faz parte da autorização para as promoções e progressões dos servidores das carreiras da Administração Direta e Autárquica do Poder Executivo, anunciada em agosto. A normativa autoriza a evolução na carreira de todos os servidores que adquiriram o direito em 2022 e aqueles pendentes dos exercícios de 2019, 2020 e 2021. 

“Os policiais paranaenses têm a dedicação e profissionalismo como características que os distinguem. As promoções e progressões são medidas de reconhecimento e recompensa na carreira de homens e mulheres que dedicam a vida para servir e proteger”, afirmou o secretário estadual de Segurança Pública, Wagner Mesquita de Oliveira. 

Para o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Jacob Rockembach, as promoções e progressões nas carreiras são uma forma de valorizar ainda mais o trabalho dos policiais. “O ativo mais importante da nossa instituição é o recurso humano. Não poderíamos falar em melhoria de resultados, aumento no índice de solução de crimes e mais agilidade nas investigações se não fosse a dedicação do nosso policial”, disse. 

POLÍCIA MILITAR – Na Polícia Militar do Paraná (PMPR), mais 382 policiais receberão progressão de carreira pelos biênios e quinquênios de setembro e outubro. A medida dá sequência ao anúncio das progressões e promoções para a categoria, com impacto em mais de 4 mil militares.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Hudson Leôncio Teixeira, disse que as melhorias nas carreiras têm impacto positivo na instituição. “Foram mais de 4 mil militares estaduais reconhecidos pelo Governo do Estado em razão do merecimento e da antiguidade nas suas promoções e nas suas progressões. Isso causa também uma ascensão na carreira e possibilita àqueles mais novos que tenham possibilidade de ser promovidos ao longo do tempo”, explicou.

GALERIA DE IMAGENS