Ganhadores do Redação Nota 10 participam de premiação em visita a Curitiba

Estudantes e professores da rede estadual fizeram uma visita guiada a exposições em cartaz no Museu Oscar Niemeyer e conheceram o Centro Histórico da Capital. Em seguida, participaram da cerimônia de premiação, que aconteceu no Memorial de Curitiba.
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11/05/2022 - 18:30
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Os estudantes e professores premiados no concurso Redação Nota 10, que aconteceu em outubro de 2021, estão em Curitiba para visitar pontos turísticos e receber seus certificados. Nesta quarta-feira (11), fizeram uma visita guiada a exposições em cartaz no Museu Oscar Niemeyer e conheceram o Centro Histórico da Capital. Em seguida, participaram da cerimônia de premiação, que aconteceu no Memorial de Curitiba.

Entre os premiados, está o estudante de 14 anos Ademir Karahí Martines, do Colégio Estadual Indígena Kuaa Mbo'e, em Diamante d'Oeste. Os professores e alunos da escola, que fica na aldeia indígena Tekoha Anetete, usam a plataforma Redação Paraná para praticar a escrita e fazer a correção de textos.

Em sua redação, Ademir propôs maneiras de combater o racismo. “Primeiramente, temos que ter respeito pelo diferente, como nós, indígenas. É preciso tratar como iguais, porque somos iguais, é só a cultura que é diferente”, disse o estudante.

José Alves é professor de Ademir e conta que seus alunos estão se saindo bem na plataforma. “Com projetos como o Redação Paraná, o aluno tem vontade de estudar mais. E é importante que eles tenham cada vez mais oportunidades de estudar”, disse o professor, que leciona o guarani.

Ao todo, foram premiados 64 estudantes da rede estadual — dois de cada um dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE) ao redor do Estado, sendo um aluno do ensino fundamental e outro do ensino médio.

Os estudantes do ensino fundamental escreveram artigos de opinião sobre o tema “Como combater o preconceito e a desigualdade étnico-racial na sociedade brasileira”. Já os do ensino médio fizeram texto dissertativo-argumentativo sobre “Como preservar o meio ambiente sem prejudicar o desenvolvimento econômico”.

“Escrevi sobre o que a gente poderia fazer para acabar com o racismo e sobre como pessoas negras têm menos oportunidades. Falei sobre o que fazer para que isso não aconteça mais”, disse Mateus Terra, de 12 anos, que cursa o 8° ano do ensino fundamental no Colégio Estadual Vital Brasil, em Maringá.

Quanto aos professores que orientaram os estudantes na produção das redações, também foram premiados os 64 com os melhores resultados — dois de cada NRE, um do ensino fundamental e um do ensino médio.

Judith Bedê, professora de Mateus, conta que usa o Redação Paraná desde o lançamento da plataforma. “Foi muito legal trazer o Mateus, conhecer o museu, conversar com pessoas dos outros núcleos. É sempre uma nova experiência”, disse a professora, que leciona Língua Portuguesa. 

REDAÇÃO PARANÁ – O objetivo do concurso Redação Nota 10 é engajar os estudantes na elaboração de textos por meio da Redação Paraná, uma plataforma para o desenvolvimento de produção textual que trabalha de forma integrada com o professor. Com inteligência artificial baseada em mais de 2,5 mil regras de linguagem, a plataforma corrige a parte gramatical do texto, enquanto o professor fica responsável por corrigir a parte discursiva e subjetiva.

Além de identificar erros de ortografia, pontuação, redundância, semântica e sintaxe, por exemplo, a ferramenta traz explicações sobre os erros cometidos, propõe uma pontuação prévia para os textos e tem um mecanismo que evita o plágio, impedindo as opções copiar/colar.

A proposta, portanto, é beneficiar tanto os estudantes, que poderão treinar e aperfeiçoar a escrita para alcançar melhores resultados nas redações (sejam as da escola, do vestibular ou do Enem), quanto os professores, que poderão focar na argumentação e nas ideias do texto, devido à pré-correção rápida e otimizada feita pela ferramenta.

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