Futuro do setor elétrico: inscrições para programa de inovação aberta de 2023 da Copel crescem 30%

Foram 284 inscrições recebidas, contra 216 registradas em 2022. A participação é exclusiva para startups com soluções já em operação no mercado nacional ou internacional. Os temas propostos para esta rodada estão relacionados ao futuro do setor elétrico, com foco na transição energética e nos compromissos com a responsabilidade socioambiental.
11/01/2023 - 12:40

O programa de inovação aberta Copel Volt encerrou o período de inscrições com um aumento de 30% na procura por parte das startups interessadas em desenvolver soluções com o apoio da companhia de energia. Foram 284 inscrições recebidas, contra 216 registradas na edição de estreia do programa, em 2022.

“O interesse de mais startups em atuar conosco mostra a consolidação do programa de inovação aberta na empresa, que veio para ficar e ampliar cada vez mais as possibilidades de novos negócios, produtos e serviços disruptivos pro setor elétrico”, comenta o diretor de Desenvolvimento de Negócios, Cassio Santana da Silva.

A metodologia para se chegar ao número de inscrições envolveu um processo de scouting para encontrar, identificar e filtrar as melhores opções. Para isso, a consultoria Beta-i, que acompanha a Copel no desenvolvimento do programa, detectou “avenidas tecnológicas” com potenciais soluções de colaboração e convidou startups a participarem, levando em consideração os desafios propostos pelo Copel Volt.

A participação é exclusiva para startups com soluções já em operação no mercado nacional ou internacional. Nesta rodada, startups em fase de ideação ou pré-operação, consultorias, software houses e empresas tradicionais não foram aceitas.

DESAFIOS – Os temas propostos para esta rodada estão relacionados ao futuro do setor elétrico, com foco na transição energética e nos compromissos com a governança e a responsabilidade socioambiental, bases da gestão ESG, dedicada aos cuidados com o meio ambiente, sociedade e governança.

Os desafios elencados são: hidrogênio verde, armazenamento de energia e demais energias limpas; eletromobilidade e smart cities; relacionamento com clientes e soluções em serviços; gestão de ativos e instalações; e digitalização e melhorias em gestão de processos.

O próximo passo será definir 30 startups para apresentarem suas propostas à equipe de avaliação do Copel Volt. Destas, 15 serão selecionadas para a fase de bootcamp – uma imersão de três dias com as equipes da Copel para aprimoramento das propostas.

Desta etapa surgirão as cinco startups finalistas que receberão mentoria, suporte e um subsídio total de R$ 1,8 milhão para desenvolver a prova de conceito – ou seja, a aplicação prática dos projetos, o que deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2023.

Mais informações em www.copelvolt.com.