Fórum de Turismo Rural reúne empreendedores para troca de experiências na Expoingá

O evento acontece na quarta-feira (10) durante a feira do agronegócio em Maringá. Experiências exitosas e troca de informações são alguns dos painéis em pauta. A inscrição é gratuita.
Publicação
09/05/2023 - 08:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Pequenos agricultores da região Noroeste do Estado não podem perder o III Fórum de Turismo Rural – Turismo Rural Fortalecendo Nossas Raízes. O evento, que acontece nesta quarta-feira (10), na 49ª Expoingá, vai reunir palestrantes e empreendedores para troca de experiências e debater sobre o segmento que tem se destacado na economia paranaense.

O Fórum é promovido pela Sociedade Rural de Maringá, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setu).

O evento é direcionado para produtores que exploram a atividade de turismo rural nas suas propriedades e, ainda, quem pretende empreender no segmento. Também se estende ao público em geral, que pode conhecer os encantos naturais e culturais que o Paraná oferta nos municípios do Interior. Para participar, é preciso se inscrever gratuitamente neste link.

Ao realizar esse tipo de atividade em uma das mais importantes feiras do agro paranaense, a Setu e os organizadores vão aprofundar os temas relacionados ao segmento.

“Essa interação entre quem produz turismo rural, o poder público e as instituições rurais têm três importantes eixos. O primeiro é a discussão e proposituras de crescimento do setor a partir da troca de experiências. O segundo é a capacitação. E o terceiro é a diversificação. Incentivar o surgimento de novos empreendimentos”, diz Marcio Nunes, secretário de Turismo.

FÓRUM – O evento contará com quatro palestrantes: Virlene do Amaral Jardinetti, engenheira agrônoma e produtora rural; Rosália Lucas, secretária de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico da Paraíba; Maria Lucilla de Faria, presidente da Associação dos Produtores da Canastra (MG) e mestre queijeira; e Terezinha Busanello, coordenadora estadual de Turismo Rural do IDR.

Um dos assuntos será a Rota das Lavandas, apresentado por Terezinha. “A ideia é conhecer as propriedades que integram essa rota, os requisitos para fazer parte do turismo de experiência, e despertar o interesse de novos agricultores”, afirma. Ela foi criada em 2022. Atualmente, quatro propriedades e um laboratório da Universidade Estadual de Maringá (UEM) integram o circuito.

Durante a atividade, o IDR-Paraná também fará uma entrega simbólica de placas para produtores da Rota do Queijo, que envolve toda a cadeia produtiva de leite do Paraná, e a Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico da Paraíba vai mostrar como Campina Grande promove a tradicional festa de São João.

"Vamos trazer cases de sucesso, trocar experiências, buscar informações por parte dos produtores para desenvolver na sua propriedade o negócio de turismo rural. Convidamos todos para participar que teremos muitas novidades”, completa Daniele Bertaglia Begosso, coordenadora de Referência do Turismo Rural do IDR-PR.

ENCANTOS DOS IPÊS – Outro atrativo turístico em debate será a Instância de Governança Regional (IGR) Encantos dos Ipês, representada durante o III Fórum de Turismo Rural pela presidente do IGR e da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclezia de Araújo. O destino é uma das regiões turísticas da região Noroeste do Paraná.

“Desde a sua criação, em 2022, muita coisa melhorou”, diz a presidente. “Tudo isso será mostrado durante o Fórum, um encontro de pessoas focadas no desenvolvimento sustentável da nossa região”.

GALERIA DE IMAGENS