Fomento Paraná vai divulgar linhas de crédito para o turismo em 24 municípios

Caravana de Crédito da instituição apoia empreendimentos ligados ao setor, como pousadas, hotéis, restaurantes, bares e outras estruturas, como parques ou centros de eventos.
06/10/2022 - 09:30

A Fomento Paraná vai repetir nos meses de outubro e novembro a Caravana de Crédito Fomento Turismo. A partir do dia 11 de outubro, equipes da instituição financeira estadual vão percorrer 24 municípios paranaenses em uma ação para divulgar linhas de crédito destinadas a apoiar empreendimentos ligados ao turismo, como pousadas, hotéis, restaurantes, bares e outras estruturas, como parques ou centros de eventos.

De acordo com o diretor-presidente da Fomento Paraná, o objetivo é contribuir com os preparativos dos empreendedores para receber visitantes no período de festas de fim de ano e temporada de férias de verão.

“Temos linhas de crédito com condições muito competitivas para ajudar a compor estoques, comprar móveis e equipamentos ou fazer pequenas reformas e melhorias nos estabelecimentos para melhor atender o turista e valorizar o potencial atrativo das cidades”, explica Neves.

Os primeiros eventos da caravana serão em Campina Grande do Sul e Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. Na sequência, as equipes estarão em municípios do Litoral, da Costa Oeste paranaense, e também em cidades que possuem áreas de marinas nas represas no Norte, Norte Pioneiro e do Rio Iguaçu, além cidades de que querem fortalecer roteiros de turismo religioso ou gastronômico.

“Na maior parte dos casos o atendimento acaba sendo para donos de pequenos negócios, que são atendidos com empréstimos de microcrédito, até R$ 20 mil, para capital de giro ou pequenos investimentos”, explica o diretor de Mercado, Vinícius Rocha. “Mas a Fomento Paraná tem recursos e pode atender propostas maiores, de acordo com a necessidade e o porte de cada empreendimento”.

Para os pequenos negócios, com faturamento anual de até R$ 360 mil, as linhas de microcrédito disponibilizam taxas de juros a partir de 0,95% ao mês, pelo Banco da Mulher Paranaense, e 1,10% ao mês, pelo Banco do Empreendedor, com 36 meses para pagar.

Na linha Fomento Turismo Giro, que tem limite até R$ 500 mil, a taxa de juros é de 1,47% (vinculada à variação da Selic) ao mês para financiamentos com prazos de até 60 meses. Há também outras linhas de crédito disponíveis para investimentos fixos, como reformas e aquisição de equipamentos, que contam com repasses do BNDES e apresentam taxas a partir de 1,13% ao mês.

Em cada município a ação será sempre realizada em parceria com agentes de crédito da prefeitura ou correspondentes de entidades parceiras, em espaços compartilhados com a administração municipal e associações comerciais ou, ainda, espaços públicos centrais, com acesso fácil ao público.

Confira as datas de eventos da Caravana de Crédito Fomento Turismo

Campina Grande do Sul (11/out)

Colombo 13/out)

Morretes (13/out)