Fomento Paraná e Compagas estudam abertura de mercado para gás natural e biometano

Poderão ser atendidos projetos dos municípios e de empreendedores privados, como empresas de transporte e transportadores autônomos de cargas, postos de combustíveis, condomínios residenciais e parques industriais. Técnicos da Fomento irão definir em conjunto com a área técnica da Compagas um plano de trabalho.
Publicação
13/12/2022 - 08:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Fomento Paraná e a Compagas assinaram nesta segunda-feira (12) um protocolo de intenções para iniciar estudos conjuntos para apoiar o desenvolvimento do mercado de gás natural no Estado do Paraná. Assinaram o documento o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, e o diretor-presidente da Compagas, Rafael Lamastra Jr.

De acordo com Neves, a partir dos estudos para abertura de mercado para projetos que envolvam o uso de gás natural ou de biometano a instituição poderá buscar recursos e adequar linhas de crédito. “O mercado de gás apresenta um grande potencial de expansão e todo projeto de investimento pode ser acelerado a partir da disponibilidade de crédito em condições adequadas”, afirmou.

De acordo com o diretor da Fomento Paraná, poderão ser atendidos projetos dos municípios e de empreendedores privados, como empresas de transporte e transportadores autônomos de cargas, postos de combustíveis, condomínios residenciais e parques industriais. A Assessoria de Planejamento Estratégico da instituição irá definir em conjunto com a área técnica da Compagas um plano de trabalho para o cumprimento do protocolo de intenções.

Segundo Lamastra Jr, a Compagas já iniciou um trabalho focado no reforço ao uso de GNV em veículos de transporte pesado, como caminhões e carretas. O gás natural é um combustível mais eficiente e menos poluente que o diesel. Essas características são fundamentais quando se fala em sustentabilidade nas operações. A conversão de motores a diesel em um caminhão para uso de gás natural reduz em 25% a 30% a emissão redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) na atmosfera.

“Há toda uma cadeia de fornecedores e prestadores de serviços que podem ser atendidos além dos transportadores, como os postos de combustível, por exemplo, que precisarão de compressores de alta pressão”, explicou.

A nova parceria está alinhada com as ações da Fomento Paraná e da Compagas voltadas ao cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), no que diz respeito ao ODS 7 – Energia acessível e limpa (de fontes renováveis), considerando-se que gás natural é considerado energia sustentável.

Os principais temas do ciclo de estudos relativo à parceria são:

I – adequações em sistemas de instalações de gás em condomínios residenciais, visando ao atendimento às normas brasileiras vigentes, para a migração do gás liquefeito de petróleo (GLP) para o gás natural (GN);

II – desenvolvimento do projeto “Corredor Azul”, estimulando a substituição de óleo diesel pelo gás natural em veículos pesados;

III – produção de biometano oriundo de produtos e resíduos orgânicos agrossilvopastoris, aterros sanitários e estações de tratamento de esgoto.

GALERIA DE IMAGENS