Fomento Paraná alerta sobre prazo para renegociar contratos com condições especiais

Solicitações encerram em 31 de dezembro. Condições podem incluir descontos de encargos e de juros moratórios e é possível obter novos prazos de carência para retomar os pagamentos. Contratos de financiamentos em dia podem ter prazo alongado para até 60 meses, reduzindo o valor mensal.
Publicação
11/11/2021 - 16:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Fomento Paraná alerta os empreendedores que possuem contratos de empréstimo ou financiamentos com a instituição financeira do Governo do Estado sobre o prazo para solicitar a renegociação em condições especiais. Disponível até 31 de dezembro, essa renegociação permite, inclusive, estender o prazo de carência e parcelar o crédito em até 60 meses.

De acordo com o diretor jurídico da Fomento Paraná, Nildo Lübke, as condições especiais foram criadas a partir da decretação de estado de calamidade pública, como medida para enfrentamento da emergência de saúde pública no Paraná por conta da pandemia de Covid-19, que tem efeitos até 31 de dezembro de 2021.

“Agora, com o alto índice de vacinação alcançado na população paranaense, reduzindo a contaminação e a ocupação de leitos, e com a atividade econômica sendo retomada paulatinamente nos diversos segmentos, as condições excepcionais também se encerram”, afirma Lübke.

Entretanto, acrescenta, a possibilidade de negociação continua para aqueles que precisam de um pouco mais de prazo. “É para aqueles que ainda estão com alguma dificuldade de faturamento, ou mesmo que tenham outras necessidades mais urgentes no fluxo de caixa para despesas ou recomposição de estoques. Afinal, todo fim de ano tem expectativa de faturamento com as vendas e também outros custos variáveis para equacionar”, detalha o diretor.

De janeiro a setembro deste ano, mais de 2.400 contratos referentes a R$ 87,5 milhões em financiamentos da Fomento Paraná foram renegociados.

“São recursos importantes para o caixa das empresas e que permanecem em circulação mantendo a economia aquecida. Ao mesmo tempo, quem renegocia não fica inadimplente e isso é um fator importante no sistema financeiro caso o empresário precise buscar crédito novo ou comprar mercadorias a prazo”, compara o coordenador de Recuperação de Créditos, Celso Garbulha.

COMO RENEGOCIAR – As condições de renegociação variam de acordo com a modalidade ou linha de crédito e podem ter descontos de encargos e de juros moratórios em alguns casos, mediante consulta.

Ao renegociar é possível obter novos prazos de carência para retomar os pagamentos, entre duas e oito parcelas. Mesmo contratos de financiamentos que estão com os pagamentos em dia podem ser renegociados para alongar o prazo de parcelamento – até 60 meses – e assim reduzir o valor pago mensalmente.

A renegociação de contratos com a Fomento Paraná pode ser feita mediante solicitação diretamente por meio da rede de agentes de crédito e correspondentes nos municípios parceiros. Em alguns casos, o agente atua na prefeitura, em salas do empreendedor ou agências do trabalhador.

A solicitação também pode ser feita online, no portal institucional da Fomento Paraná (AQUI), por e-mail (cobranca@fomento.pr.gov.br) ou, ainda, por meio do WhatsApp Corporativo (41) 999389215.

GALERIA DE IMAGENS