Final da mostra “Insólitos”, G2 Cia de Dança e Orquestra Sinfônica são destaques da agenda cultural

Entre estreias e programações em cartaz, muitas são opções gratuitas e livres para todos os públicos. Estarão abertas, também, as exposições no Museu Oscar Niemeyer, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Museu da Imagem e do Som, Museu Paranaense e Museu Casa Alfredo Andersen.
Publicação
29/07/2022 - 13:14
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O final da mostra “Insólitos”, no Museu de Arte Contemporânea (MAC), o espetáculo do G2, companhia de bailarinos master do Estado, no Guairinha, e a apresentação da Orquestra Sinfônica em Araucária estão entre os destaques da agenda cultural do Paraná. Entre estreias, novidades e programações em cartaz, muitas são opções gratuitas e livres para todos os públicos.  

Estarão abertas, também, as exposições permanentes e temporárias no Museu Oscar Niemeyer, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Museu da Imagem e do Som do Paraná, Museu Paranaense e Museu Casa Alfredo Andersen.

EXPOSIÇÃO “INSÓLITOS” - Vai até domingo (31), no Museu de Arte Contemporânea do Paraná. Com a curadoria de Pollyanna Quintella, a mostra aborda o incomum, o anormal, o que não é habitual, o infrequente e o raro na visão de cinco artistas convidados: Daniel Acosta, Mano Penalva, Maya Weishof, Tony Camargo e Washington Silvera.

Além de trabalhos desses cinco artistas convidados, o público pode conferir até domingo importantes obras históricas de António Manuel, Cybele Varela, Henrique Fuhro, Pietrina Checcacci, Vera Chaves Barcellos, Solange Escosteguy e Ubi Bava, produzidas nos anos 1960 e 1970 e que fazem parte do acervo do MAC Paraná. Artes que trazem produções revolucionárias e um grande papel de experimentação no campo artístico em uma época de luta sociopolítica.

O MAC Paraná está funcionando atualmente nas salas 8 e 9 no Museu Oscar Niemeyer.

DANÇA COM AUDIODESCRIÇÃO - O G2 Cia de Dança, formada por bailarinos master do Estado, apresenta neste fim de semana, no Guairinha, o espetáculo “La Cena”, que terá uma sessão com audiodescrição e intérprete de Libras. As apresentações serão no sábado (30), às 20h30, e no domingo (31), às 18h, dessa vez sem acessibilidade. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 20 e podem ser comprados no site Ticket Fácil.

“La Cena” é inspirado em “O Quebra-Nozes” e nos personagens de Neil Gaiman (“Sandman”) e de Serguei Diaguilev (Ballets Russes). Conta a história de um grupo que trabalha na mansão do Sr. Stahlbaum e, após alguns incidentes, mergulham em um sono profundo que desperta os desejos mais secretos e inconfessáveis pesadelos. O G2 é composto por bailarinos a partir dos 50 anos e o espetáculo abraça essa característica e incorpora, para além do esforço físico, elementos cênicos e cômicos.

CONCERTO GRATUITO EM ARAUCÁRIA - A Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta na próxima quinta-feira (04/08), às 20 horas, no Teatro da Praça, em Araucária, e terá regência do maestro convidado Alexandre Brasolim, que também é violinista da OSP. O concerto, gratuito, faz parte da iniciativa Teatro Guaíra para Todos. No programa estão obras de Beethoven, Brahms, Mozart, Bizet, dentre outros.

BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ - Duas exposições fotográficas marcam a programação cultural da Biblioteca Pública do Paraná neste fim de semana. No hall térreo, segue em cartaz “39 Anos em 39 Imagens de Curitiba”, composta por trabalhos produzidos por nomes como Orlando Azevedo, Vilma Slomp, Sergio Sade e João Urban, entre outros. Na Seção Multimeios, o público tem a oportunidade de conhecer um painel sobre a história e os costumes da Costa Rica na mostra que comemora o bicentenário do país da América Central. Para as crianças, a BPP preparou novas edições dos projetos Cine Pipoca e Hora do Conto. Todas as atrações são gratuitas.

Veja a grade completa da BPP:

Costa Rica Bicentenária: Marcos e Princípios que Forjaram uma Nação
Exposição com fotos e textos sobre os principais fatos históricos relacionados ao país da América Central
Sexta (29), das 8h30 às 18h, e sábado (30), das 8h30 às 13h

Seção Multimeios

39 Anos em 39 Imagens de Curitiba
Mostra com trabalhos de dez fotógrafos convidados pela equipe do jornal Bem Paraná
Sexta (29), das 8h30 às 20h, e sábado (30), das 8h30 às 13h
Hall térreo

Hora do Conto
Sessão de contação de histórias, seguida de atividade artística sobre o conteúdo apresentado.
Sexta (29), às 11h
Seção Infantil

Cine Pipoca
Exibição do filme “Esqueceram de Mim” (1990)
Sexta (29), às 14h30
Auditório

Histórias com Andrea Zambelli
Encontro mensal com a pedagoga e contadora
Sábado (30), às 11h
Seção Infantil

Em cartaz

Confira exposições permanentes e temporárias em cartaz no Museu Oscar Niemeyer, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Museu da Imagem e do Som do Paraná, Museu Paranaense e Museu Casa Alfredo Andersen.

SERVIÇOS

Museu Oscar Niemeyer (MON)

R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

R. Kellers, 289 – São Francisco - Curitiba

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro - Curitiba

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

R. Cândido Lopes, 133 – Centro - Curitiba

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

R. Mateus Leme, 336 – São Francisco - Curitiba

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funciona temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9

R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, - Curitiba

(41) 3323-5328 / 3222-5172.

GALERIA DE IMAGENS