Festa no MON celebra abertura do 30º Festival de Teatro de Curitiba

Um dos maiores eventos de artes cênicas da América Latina, o FTC acontece de 29 de março a 10 de abril, com 200 atrações, movimentando cerca de 900 artistas e gerando cerca de 4 mil empregos, entre diretos e indiretos.
29/03/2022 - 12:30

O Museu Oscar Niemeyer foi palco na noite desta segunda-feira (28) da festa oficial de abertura do 30º Festival de Teatro de Curitiba — cerca de 2,5 mil pessoas circularam ao longo do evento, que tomou o vão-livre e a área externa do MON em forte clima de reencontro com a cultura, com a vibrante cena teatral e com a própria cidade. O festival começa oficialmente nesta terça (29) e segue até 10 de abril.

Entre as atrações da festa de abertura, performances artísticas e a presença de figuras importantes para a história do festival como a coreógrafa Deborah Colker – que traz nesta edição seu novo espetáculo “Cura” – e a fotógrafa Lenise Pinheiro, responsável pelo registro dos primeiros e grandes momentos do festival. Uma exposição no MON e lambe-lambes espalhadas pela cidade prestam uma homenagem à longa parceria da fotógrafa com o festival. Em seu discurso na abertura, Lenise sintetizou o espírito do evento: “eu faria tudo outra vez”.

O secretário estadual da Comunicação Social e da Cultura, João Evaristo Debiasi, esteve no evento, e a superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, participou do vídeo de abertura representando o governo estadual, que apoia esta edição. “Falar de teatro no Brasil sem mencionar o Festival de Teatro de Curitiba é ignorar um importante capítulo da história”, enfatizou.

Além do apoio via Copel e Sanepar, o Governo do Paraná, através da Superintendência da Cultura, vai receber espetáculos e eventos paralelos na Biblioteca Pública do Paraná, no próprio MON e no Teatro Guaíra – um dos espaços mais tradicionais na história do FTC.

O criador do FTC, Leandro Knopholz, lembrou do início do festival, inaugurado simultaneamente à Ópera de Arame, e outros marcos importantes do evento, que se tornou o maior de artes cênicas da América Latina. Ele fez um agradecimento pessoal a três pessoas, todos in memoriam, fundamentais para o festival: o jornalista e diretor da Folha de São Paulo, Otávio Frias Filho; o ex-governador Jaime Lerner e a jornalista, ex-secretária de Estado da Cultura e ex-presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Lúcia Camargo, que passou a dar nome à principal mostra do evento.

O Festival segue de 29 de março a 10 de abril, com 200 atrações, movimentando cerca de 900 artistas e gerando cerca de 4 mil empregos, entre diretos e indiretos. A programação completa pode ser acessada no site do evento

Serviço:

30º Festival de Curitiba

De 29/03 a 10/04

Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física do Shopping Mueller (piso L2)

Verifique a classificação indicativa e orientações de cada espetáculo