Exposição no Palácio Iguaçu comemorou 50 anos da Defesa Civil do Paraná

Mostra contou a história da instituição, incluindo os grandes desastres no Estado, e apresentou materiais e equipamentos usados pela Coordenadoria Estadual e distribuídos aos municípios. Foram apresentadas novas tecnologias, como drones e o sistema de gestão de ocorrências.
01/02/2023 - 16:40

Uma exposição montada no Palácio Iguaçu, sede do Governo do Estado, marcou os 50 anos de existência da Defesa Civil do Paraná. A instituição completou o cinquentenário no dia 20 de dezembro de 2022 e comemorou a data nesta quarta-feira, 01 de fevereiro, o Dia Nacional da Defesa Civil. O vice-governador Darci Piana participou da mostra.

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil atua na proteção da população, com medidas para reduzir riscos de desastres, com ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, com participação de outros órgãos do governo e da comunidade. O órgão foi estabelecido pelo Decreto 3.002, de 29 de dezembro de 1972, que também definiu a sua estrutura e suas atribuições.

À época já constava a articulação entre as instituições públicas e privadas para proporcionar o atendimento adequado em casos de catástrofes, além de contar com o apoio de voluntários nas calamidades.

A mostra contou a história da instituição, incluindo os grandes desastres registrados no Paraná. Um exemplo é a inundação de União da Vitória, em 1983, quando chuvas fortes atingiram diversos municípios do Sul. O Rio Iguaçu subiu de 2,50 m para 10,42 m, deixando milhares de pessoas desalojadas e desabrigadas. A exposição também apresentou materiais e equipamentos que são utilizados ou distribuídos aos municípios para fortalecer todo o sistema e garantir a segurança da população.

"São inúmeras ações ao longo da história, que vêm sendo reforçada pela implementação de novas tecnologias, drones e outros equipamentos que dão celeridade e eficiência ao serviço em prol da segurança da população", afirmou o coordenador estadual da defesa civil, Coronel Fernando Raimundo Schunig.

“É essencial lembrarmos da nossa história e toda a jornada que tivemos para chegar ao patamar de excelência que alcançamos. Sempre reconhecendo aqueles que contribuíram para que a missão da Defesa Civil no Paraná se desenvolvesse para atender cada vez melhor a população paranaense”, disse. “É uma felicidade poder fazer parte deste momento e contribuir para que mais um passo seja dado”.

NOVAS TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS  Um dos destaques da exposição foi o SISDC, o primeiro sistema de defesa civil do Brasil, criado em 2005, para fazer a gestão das ocorrências em todo o Paraná. Ao longo do tempo, o sistema foi aprimorado e ganhou ferramentas para a gestão de riscos, como o Plano de Contingência Online. O SISDC foi premiado em 2015 pela ONU como melhor sistema de gestão interna das Américas.

A Defesa Civil também implementou outras ferramentas, como a utilização de drones para o mapeamento de áreas de risco, o sistema de alerta por SMS ou WhatsApp ou o levantamento de danos decorrentes de desastres. A tecnologia garante que a resposta seja muito mais célere e eficiente.

O Kit Compdec, voltado a fortalecer a estrutura das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil, com capacetes, lanternas, roupas para alagamento e motosserras, também ajudou a entender como a entidade atua nas principais ocorrências. Neste ano estão sendo entregues 50 kits para municípios.

Outro destaque foi a implementação do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres – CEPED, órgão de assessoramento a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil que visa o incentivo à pesquisa e projetos. Uma das iniciativas é o Projeto Fauna, apresentado durante a exposição dos 50 anos da Defesa Civil no Palácio do Iguaçu. O projeto tem o apoio da Portos do Paraná, em conjunto com a Funespar, visando a preservação do meio ambiente e conservação da fauna local.

Já os radioamadores voluntários da REER (Rede Estadual de Emergência de Radioamadores), que apoiam na comunicação em situação de desastres, participaram da exposição mostrando os equipamentos utilizados nestas ações. Os radioamadores voluntários auxiliaram, por exemplo, no desastre acontecido na BR-376, em que foi necessário o estabelecimento de repetidora no local para possibilitar uma comunicação mais rápida.

O Programa Brigadas Escolares foi outra ação apresentada. O programa capacita a comunidade escolar sobre como agir em situação de incêndio ou outras emergências, incluindo ações de evacuação. Em 2022 completou 10 anos de existência e, juntamente com a marca, ampliou a oferta para os municípios, que agora poderão também desenvolver os treinamentos nas escolas municipais.