Exposição mostra o trabalho da Polícia Penal e a aproxima da comunidade de Guaratuba

Objetivo foi apresentar à população o trabalho que a Polícia Penal vem desempenhando em prol da ressocialização dos presos, da custódia e da segurança.
06/02/2023 - 18:20

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) promoveu no sábado (04) uma exposição, com o apoio da Prefeitura de Guaratuba, para apresentar à população as atividades que executa diariamente, uma forma de mostrar na prática quais são as ações desempenhadas e de buscar aproximação com a comunidade. A iniciativa integra as ações do Verão Maior Paraná.

O Setor de Operações Especiais (SOE) participou do evento expondo tecnologias utilizadas em situações de intervenção prisional. Também foram apresentados cães de trabalho, que interagiram com o público.

Um dos projetos levados pelo Setor de Produção e Desenvolvimento (Seprod), que integra a Diretoria de Tratamento Penal, é a produção dos amigurumis, bichinhos de crochê confeccionados por pessoas privadas de liberdade, em que material utilizado é fornecido por meio de convênios e parcerias que a Polícia Penal firmou com instituições governamentais, prefeituras e empresas privadas. Eles são distribuídos para hospitais e crianças atendidas por instituições assistenciais.

De acordo com o policial penal e coordenador do Verão Maior Paraná pela instituição, Wilson Vieira, a exposição é importante para mostrar aos paranaenses o trabalho que a Polícia Penal vem desempenhando em prol da ressocialização dos presos, da custódia e da segurança.

“A Polícia Penal tem a missão de proporcionar às pessoas privadas de liberdade meios de alcançar efetivamente a reinserção social. Apresentar as atividades que desempenhamos rotineiramente na unidade prisional é um meio de prestar contas do que estamos fazendo”, ressaltou. “Assim, passa a ser de conhecimento de todos o nosso empenho em preparar para convívio social um apenado capacitado e pronto para tomar as rédeas de suas vidas, após cumprimento de pena, de maneira digna”.

O Grupo de Operações Aéreas da Polícia Penal (Goap) expôs as aeronaves remotamente pilotadas (drones) e sobrevoou o evento para demonstrações. Já a Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen) exibiu itens do Museu Penitenciário, como uniformes usados pelos agentes em 1910 e fotos que contam a história da Polícia Penal. A PPPR também levou o ônibus que faz a transferência de detentos.

Para a moradora do município Laura Perez, de 64 anos, a oportunidade de conhecer de perto como funciona o dia a dia da Polícia Penal faz com que a comunidade entenda melhor sua função. “Quando a gente fala de polícia, muito se vê a polícia militar e a polícia civil serem mencionadas. Então, essa exposição que a polícia penal faz aqui hoje é muito boa para que a gente possa conhecer com mais detalhes como funciona o trabalho deles. Os equipamentos, os cachorros. Tudo está muito interessante”, contou.

Aproximadamente 20 policiais penais de setores variados participaram da ação, que incluiu sorteios de amigurumis e também a distribuição de pulseiras de identificação para as crianças.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.