Exposição e mostra de filmes na Biblioteca homenageiam os 25 anos do Nobel de Saramago

Promovida em parceria com a Cátedra Camões Saramago da Universidade Federal do Paraná e o Vice-Consulado de Portugal em Curitiba, a ação também inclui a participação do professor Carlos Reis, da Universidade de Coimbra, que apresenta o projeto para o público.
Publicação
20/03/2023 - 17:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Biblioteca Pública do Paraná promove a partir desta quarta-feira (22) uma exposição e um ciclo de cinema em homenagem ao aniversário de 25 anos do Prêmio Nobel de Literatura concedido ao escritor português José Saramago (1922-2010). Promovida em parceria com a Cátedra Camões Saramago da Universidade Federal do Paraná e o Vice-Consulado de Portugal em Curitiba, a ação também inclui, no dia da abertura, a participação do professor e curador Carlos Reis, da Universidade de Coimbra, que apresenta o projeto para o público. A entrada é gratuita.

Composta por 15 painéis com textos e imagens que recontam a trajetória literária de Saramago, a mostra “Voltar aos Passos que Foram Dados” fica em cartaz no hall térreo da Biblioteca até o final de abril. Já o ciclo audiovisual "A Criação e a Herança" acontece nos dias 22, 23, 24 e 27, sempre às 19h, no auditório da BPP. Antes de cada sessão, um especialista na obra do escritor apresenta e contextualiza o filme a ser exibido.

A Seção de Literatura da Biblioteca Pública também expõe livros de José Saramago pertencentes ao acervo da instituição. E no dia 31, o jornal literário Cândido, editado pela equipe da BPP, chega à sua edição de número 136 com um especial de capa dedicado ao autor português. Além de discutir seu legado, o material ainda traz depoimentos de escritores, jornalistas e fotógrafos que testemunharam a passagem de Saramago por Curitiba, há 23 anos.

“Este momento em que se lembram os 25 anos de sua premiação é uma excelente oportunidade para nos entregarmos com mais intensidade ao exercício reflexivo que servia de motor a José Saramago em sua dupla condição de escritor e cidadão”, afirma a professora Patrícia Cardoso, coordenadora da Cátedra Camões Saramago da UFPR. “E o espaço privilegiado da Biblioteca Pública do Paraná, que acolhe um público vasto e diferenciado, é o ambiente perfeito para fazer circular suas ideias”.

Vencedor dos prêmios Nobel (1998) e Camões (1995), José Saramago publicou mais de 40 títulos — entre romances, peças de teatro e compilações de contos e poemas. Também atuou como jornalista, crítico literário e editor. Seus livros foram traduzidos para 48 idiomas, com destaque para títulos como "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" (1991), "Ensaio Sobre a Cegueira" (1995) e "A Caverna" (2000).

Veja a seguir a programação completa dos eventos na BPP:

Dia 22, às 17h: abertura da exposição José Saramago: Voltar aos Passos que Foram Dados, com apresentação de Carlos Reis, curador do projeto e professor da Universidade de Coimbra.

Dia 22, às 19h: abertura do ciclo audiovisual José Saramago: A Criação e a Herança, com exibição do filme "O Ano da Morte de Ricardo Reis" (2020, direção de João Botelho) e apresentação de Carlos Reis.

Dia 23, às 19h: exibição do filme "Embargo" (2010, direção de António Ferreira), com apresentação da professora da UFPR, Patrícia Cardoso.

Dia 24, às 19h: exibição de dois episódios da série documental Herdeiros de Saramago (2020, direção de Graça Castanheira), sobre os escritores José Luís Peixoto e Gonçalo M. Tavares — com apresentação do professor da UFPR Robson Custódio.

Dia 27, às 19h: exibição de dois episódios da série documental Herdeiros de Saramago (2020, direção de Graça Castanheira), sobre os escritores Valter Hugo Mãe e Ondjaki — com apresentação do professor da UFPR Robson Custódio.

GALERIA DE IMAGENS