17/12/2021 - 15:30

A exposição “Concurso como Prática: A Presença da Arquitetura Paranaense”, apresentada pelo Museu Oscar Niemeyer (MON), foi vencedora na Premiação IAB 2021 – Edição do Centenário, categoria Cultura Arquitetônica. Os premiados na etapa regional da competição foram anunciados na quarta-feira (15).

“Mais do que um referencial da arquitetura, o MON é o reflexo dos que aqui passam: artistas, curadores, público, por isso não poderia haver instituição mais apropriada para a realização desta exposição”, disse a diretora-presidente da instituição, Juliana Vosnika. “O reconhecimento do Prêmio justifica a busca incessante do MON em trazer cada vez mais visitantes para a fruição de conhecimento, beleza e reflexão promovida pelo Museu”, acrescentou.

No contexto das comemorações dos 100 anos da criação do IAB, os departamentos estaduais se alinham pela primeira vez com o objetivo comum de articular uma premiação nacional.

Com o objetivo de ampliar sua abrangência sem deixar de valorizar a diversidade de iniciativas e sem negligenciar as particularidades específicas de cada contexto, as premiações estaduais deste ano foram coordenadas em categorias equivalentes, de modo a garantir condições de equidade, para que então possam ser avaliadas conjuntamente em uma etapa nacional.

As premiações acontecem em duas etapas: a primeira é a seleção estadual/regional, organizada pelos departamentos, com resultados já divulgados nesta quarta-feira (15); e a segunda etapa, com coordenação nacional, será finalizada em janeiro de 2022.

CONTEÚDO DA MOSTRA – A exposição “Concurso como Prática: A Presença da Arquitetura Paranaense”, inaugurada em setembro no MON, foi o resultado de uma pesquisa que levantou a importante presença do Paraná com projetos premiados nos concursos nacionais e internacionais de arquitetura realizados nas últimas seis décadas.

Com curadoria da arquiteta, pesquisadora e professora Elisabete França, a mostra apresentou uma linha do tempo com 252 premiações em 165 concursos, com a participação de 402 profissionais. Havia ainda 40 maquetes dos projetos de maior impacto como o da sede da Petrobras, no Rio de Janeiro; da Estação Antártica; do anexo da Assembleia Legislativa do Paraná; do Teatro Guaíra; da sede da Eletrosul, em Florianópolis; do complexo turístico Euro Kursaal; da sede do BNDES, em Brasília, entre outras. Além de infográficos, desenhos e fotografias e de um videodocumentário com relatos de profissionais.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com mais de 9 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil deles de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo, Grupo Focus e Moinho Anaconda.

MON
    Exposição do MON vence etapa regional de concurso de arquitetura
    Exposição do MON vence etapa regional de concurso de arquitetura - Curitiba, 17/12/2021
    MON