Exposição com mais de 200 bancos indígenas do Brasil pode ser vista até domingo no MON

São mais de 200 bancos, pertencentes à Coleção BEĨ e provenientes de 40 etnias da Amazônia. Há, ainda, um banco de uma etnia de Santa Catarina e seis grandes imagens feitas pelo fotógrafo Rafael Costa, no Território Indígena do Xingu.
Publicação
03/04/2023 - 15:33
Editoria

A exposição “Bancos Indígenas do Brasil”, realizada pelo Museu Oscar Niemeyer (MON), pode ser vista até domingo (09.04). A mostra tem curadoria de Marisa Moreira Salles e Tomas Alvim e está em cartaz desde junho do ano passado. Mais de 200 bancos, pertencentes à Coleção BEĨ e provenientes de 40 etnias da Amazônia, fazem parte da exposição.Dividida em duas partes, a primeira é dedicada à extensa produção da Terra Indígena do Xingu, localizada em Mato Grosso.

A segunda parte reúne demais povos indígenas de várias partes da Amazônia, localizadas no Acre, Pará, Tocantins, Maranhão, Roraima, Amapá e Amazonas. A exposição conta, ainda, com um banco de uma etnia de Santa Catarina e com seis grandes imagens feitas pelo fotógrafo Rafael Costa, no Território Indígena do Xingu (TIX).

Profice divulga resultado do julgamento de recurso do edital de Literatura

Numa extensão da mostra, há bancos indígenas no Espaço Niemeyer e no hall térreo do museu, próximo à saída de visitantes. Neste local, também estão expostos desenhos de bancos indígenas feitos por Poty, quando passou uma temporada no Xingu na década de 1960. 

SOBRE O MON - O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. 

SERVIÇO

Bancos Indígenas do Brasil

Museu Oscar Niemeyer (MON) 

Sala 6, Espaço Niemeyer e hall de saída do Museu

Até 9 de abril

GALERIA DE IMAGENS