Evento sobre tecnologia para gestão pública reuniu milhares de pessoas em Curitiba

O encontro foi apoiado pela Celepar, promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP) e aconteceu no estádio do Athletico, em Curitiba, na semana passada (25 e 26).
Publicação
28/11/2022 - 15:30
Editoria

Mais de 1.500 pessoas participaram do Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Gestão Pública (Secop), o maior do Brasil neste tema. O encontro foi apoiado pela Celepar, promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP) e aconteceu no estádio do Athletico, em Curitiba, na semana passada (25 e 26).

Os inscritos tiveram a oportunidade de visitar mais de 60 estandes de instituições públicas e privadas no setor de tecnologia. O objetivo do encontro foi buscar soluções que facilitem as tomadas de decisões dos gestores públicos e, principalmente, que tragam facilidade de acesso ao cidadão, o que foi inclusive o tema desta edição: “Governo e Tecnologia com Foco no Cidadão”.

O presidente da Celepar e da ABEP, Leandro Moura, contou que há 49 anos o Secop reúne os gestores de tecnologia de todo o País para a troca de experiências, informações e conhecimento. 

"Respirar a tecnologia em ano de Copa do Mundo num estádio de futebol foi motivador. Não há a menor possibilidade de pensarmos no presente ou no futuro sem pensarmos em tecnologia. Nossa missão, como gestores de tecnologia, é utilizá-la da melhor forma possível, com transparência, integridade e sempre a serviço do cidadão", redisse Moura.

O superintendente geral de Inovação do Estado, André Telles, lembrou que o Secop tem em sua essência a transformação digital a favor do cidadão, e citou exemplos de metodologias já adotadas pelo Governo do Paraná.

“Proporcionamos o agendamento online na Agência do Trabalhador, evitando filas para o cidadão conseguir atendimento, e outros exemplos são o aplicativo Paraná Serviços, que conecta o autônomo com quem necessita de um serviço, além do Paraná Pay, que ajudou o setor do turismo, muito afetado pela pandemia, vinculado ao Nota Paraná. Isso faz parte da política de implementar a inovação a serviço do cidadão”, afirmou.

Ele lembrou, ainda, de iniciativas ligadas ao setor de eletromobilidade, energias renováveis e editais de financiamento que conectam novos desenvolvedores a incubadoras e treinamentos.

NÚMEROS E ATRAÇÕES – O Secop teve cerca de 50 palestras divididas em cinco palcos simultâneos. Executivos de mercado privado e de governo levam ao público conhecimento, experiências em cases de sucesso. A palestra magna ficou sob responsabilidade do ex-presidente da Celepar, Allan Costa, que abordou o tema “Oportunidades para Governos Tech em um Mundo Hiper''.

O evento teve aproximadamente 130 rodadas de campfires, nas quais, em grupos de 30 pessoas, foram realizaram discussões de diversos temas do mundo tecnológico.

PREMIAÇÃO – Tradicionalmente, o Secop promove o Prêmio e-Gov, concedido anualmente para reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo digital nas administrações públicas federais, estaduais e municipais. Nesta edição, o grande vencedor foi o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), com a iniciativa Soluções Digitais para Enfrentamento da Pandemia de Covid-19 no Rio Grande do Sul. 

GALERIA DE IMAGENS