Estudantes do Ganhando o Mundo recebem kits para intercâmbio; veja lista das cidades de destino

08/02/2022 - 16:30

Após um longo ano de espera e preparação, os intercambistas da rede estadual de ensino embarcam nesta quarta-feira (9) para o início do tão aguardado semestre letivo no Canadá. Nesta terça-feira (8) todos receberam um kit composto por uma mochila, camiseta, botas e dois agasalhos (uma jaqueta corta vento e um moletom), oferecido pela Paraná Educação e Seed-PR (Secretaria de Estado Educação e do Esporte).

Ainda em pleno inverno, as cidades canadenses convivem com temperaturas negativas durante boa parte do tempo, e a parte principal do kit é justamente para que eles cheguem ao país com uma roupa adequada. Depois da ida até São Paulo, os estudantes vão em diferentes voos para o Canadá e já em solo canadense se deslocam para seus oito destinos finais: Deer Lake, Gander e St. John’s, na província de Terra Nova e Labrador; Calgary, Edmonton e Medicine Hat, em Alberta; Winnipeg, em Manitoba; e Toronto, em Ontário.

“A gente não é o pai nem a mãe de vocês, não está no nosso papel, mas a gente trata vocês com todo o carinho e pensa em todos os detalhes. O que a mãe normalmente fala quando vocês estão saindo de casa? Pegou a blusa, pegou a japona? Esse agasalho, essa bota, é como um último carinho nosso antes de vocês partirem”, destacou o diretor de Educação da Seed-PR, Roni Miranda, ressaltando todo o cuidado ao longo de todo o último ano.

Além de terem todos os custos relacionados à viagem pagos, os intercambistas também receberão uma ajuda de custo mensal de R$ 800 que podem ser utilizadas para a compra de mais itens de vestuário próprio para o inverno mais rigoroso. Serão seis parcelas da bolsa-intercâmbio, sendo a primeira (bolsa-instalação) para cobrir despesas iniciais na chegada e as demais repassadas mês a mês.

A chefe de gabinete da Seed-PR, Silvana Avelar participou da entrega dos kits e valorizou junto aos intercambistas o trabalho que envolveu centenas de profissionais na secretaria e nos NREs (Núcleos Regionais de Educação). “Esse programa é fruto do trabalho de muitas pessoas, contagiadas a partir do sonho do governador, que o secretário Renato Feder sonhou junto. Falo como mãe para vocês, o coração fica apertado, mas [o intercâmbio] será um divisor de águas para vocês”, relatou.

“Conversei com vários alunos hoje e a gente sente um pouco do que vocês estão sentindo. É um orgulho para a família de vocês, para a escola que vocês frequentam para o Núcleo Regional de Educação que vocês pertencem, para a Seed-PR, para o estado do Paraná e para o grande entusiasta desse programa que foi o governador Ratinho Junior”, complementou o superintendente da Paraná Educação, Claudio Palozi.

MALAS PRONTAS – O acréscimo da bagagem nesta terça foi bem recebido pelos adolescentes. Arthur Martelli, de Céu Azul, gostou especialmente das botas, já Marcela Landin, de Boa Vista da Aparecida, gostou mais do corta-vento. “Vai ser legal para gente fazer atividades físicas”, disse. Em sua mala, o objeto queridinho é uma câmera Polaroid, para registar novos momentos e experiências.

Já a estudante Maria Clara Helfenstein, de Assis Chateaubriand, vai levar itens de memória afetiva na bagagem, como o pó de café preferido e erva-mate. “Tô levando um café bem brasileiro, uma bomba e erva de tereré para não sentir saudades da terra do tereré, um chinelo com bandeirinha do Brasil e a bandeira da minha cidade”, contou, animada.