Estado viabiliza exames de visão e doação de óculos a crianças em Marechal Cândido Rondon

Ação fez parte das atividades do projeto Sedef nos Municípios, da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, que leva capacitação a técnicos das prefeituras nas áreas da assistência social, criança e adolescente e Pessoa com Deficiência.
04/05/2023 - 15:00

Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná, recebeu nesta quinta-feira (04) o projeto Sedef nos Municípios, da Secretaria estadual do Desenvolvimento Social e Família, que leva capacitação a técnicos e gestores das prefeituras. Entre as atividades, houve uma ação de parceria entre a Sedef, a ONG Renovatio, a Associação Paranaense de Oftalmologia e a prefeitura para exames de visão em alunos do 1º a 5º ano do ensino fundamental de quatro escolas municipais.

Nos dias 24 e 25 de abril, mil crianças passaram por teste de visão e 200 delas precisaram de uma consulta mais específica, o que aconteceu nesta quinta-feira (4), durante o Sedef nos Municípios. “Conhecemos o trabalho da Renovatio e ficamos muito animados em poder trazer essa expertise que eles têm aqui para o Paraná”, disse o secretário Rogério Carboni. A Renovatio é uma organização sem fins lucrativos que presta atendimento oftalmológico gratuito e faz doação de óculos a quem mais precisa.

Segundo a diretora da Associação Paranaense de Oftalmologia, Heloísa Russ, muitos pais nem imaginam que as crianças possam ter problemas de visão e esta ação, segundo ela, contribui para uma melhoria na qualidade de vida. “Atendemos aqui criança com apenas 10% da visão. Ao concluir os exames e lhe entregarmos os óculos, a vida dela mudará”, disse.

As 200 crianças que passaram por consultas receberão os óculos, sem custo, em até 20 dias. O criador da ONG Renovatio, Ralf Tornjes, apresentou números que comprovam a importância da acuidade visual e dos óculos para esse público. “Sabemos que pelo menos 20% das crianças que abandonam a escola é por algum motivo visual e é isso que queremos combater, porque pode existir a melhor escola do mundo, mas, se a criança não enxerga, ela não consegue se desenvolver” afirmou.

MAIS CIDADES – Até agora, o Sedef nos Municípios já esteve em Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, e em Dois Vizinhos, no Sudoeste, e, após Marechal Cândido Rondon, mais seis receberão o projeto, que leva capacitação técnica a profissionais de diversas áreas, bem como orientações em relação a repasses financeiros para ações das prefeituras em assistência social, criança e adolescente e Pessoa com Deficiência. A iniciativa também apresenta as políticas públicas voltadas à área da juventude.

Durante as palestras do projeto, que acontecem ao longo do dia, os técnicos apresentam os sistemas operacionais utilizados para comunicação com os municípios, para orientá-los sobre os projetos do Estado, repassar recursos, definir em que ações podem ser aplicados, os meios e prazos legais para a prestação de contas. “Precisamos otimizar os recursos públicos e isso só pode ser realizado com capacitação e treinamentos”, disse o secretário Rogério Carboni.

“Essa aproximação é fundamental não só para os novos, como também para atualizar os profissionais com mais experiência”, disse a secretária da Assistência Social de Marechal Cândido Rondon, Josiane Rauber,

O prefeito de Marechal Cândido Rondon, Márcio Rauber, afirmou que o objetivo é atender as demais crianças. “É importante que o Governo do Paraná esteja presente nos municípios e, principalmente, realizando ações que mudam a vida das pessoas” finalizou.