Estado seleciona mais de 500 profissionais para residência técnica de inovação

30/05/2023 - 17:00

Profissionais recém-formados em diferentes cursos e áreas do conhecimento podem se inscrever até 14 de junho em mais uma Residência Técnica (Restec) do Governo do Estado. O programa de Inovação, Modernização Digital e E-Gov (Integre) está ofertando 506 vagas para Curitiba e 24 cidades do Interior do Paraná. As inscrições são gratuitas e exclusivas pela Internet.

O início das atividades está previsto para agosto de 2023, com dois anos de duração. Cada profissional receberá bolsa mensal de R$ 2.375, mais auxílio transporte de R$ 220.

Coordenadas pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), as residências técnicas são reconhecidas como política pública de Estado, com amparo na Lei nº 20.086/2019. Os programas são desenvolvidos em conjunto com as universidades estaduais, órgãos e autarquias da Administração Direta.

Semelhantes às residências da área da Saúde, os programas de Restec contemplam atividades práticas associadas a um curso de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização. O objetivo é contribuir para a melhoria contínua dos serviços públicos, a partir da capacitação de profissionais de todos os campos do conhecimento para atuação no setor.

A Restec Integre conta com a parceria da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI). As atividades práticas serão desenvolvidas em 30 instituições do Executivo Estadual, de segunda a sexta-feira, com 30 horas semanais. Já os conteúdos acadêmicos e pedagógicos serão aplicados pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), na modalidade de ensino a distância (EaD), com carga horária total de 360 horas.

Para o coordenador de Ensino Superior, Pesquisa e Extensão da Seti, Fabiano Gonçalves Costa, os programas de residência contribuem para a formação profissional e agregam conhecimentos para quem tem interesse na carreira pública. “A Residência Técnica é uma modalidade diferenciada de formação profissional promovida pelo Estado do Paraná, que favorece o encontro entre conhecimentos teóricos e práticos e, sobretudo, a articulação entre a universidade e os serviços disponibilizados aos cidadãos em nível estadual”, afirma.

SELEÇÃO – A seleção dos residentes será em etapa única, por meio de uma prova online de caráter eliminatório e classificatório. Serão 20 questões objetivas, elaboradas a partir do conteúdo programático e das referências disponíveis no edital. Serão atribuídos cinco pontos para cada questão correta, perfazendo o total de 100 pontos. Estarão classificados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior 60 pontos.

O teste terá uma hora de duração e será aplicado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Unicentro. Os concorrentes receberão via e-mail as orientações e informações para o acesso à plataforma digital, que será liberada um dia antes da prova.

A classificação será disposta de acordo com as vagas e os municípios escolhidos no ato da inscrição. Os demais candidatos serão incluídos no cadastro de reserva e poderão ser convocados para ocupar vagas de desistentes, desde que haja tempo hábil para participar das disciplinas do curso de especialização.

ÁREAS – Podem se inscrever profissionais formados nos seguintes cursos de graduação: Administração, Agronomia, Análise de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Biologia, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Organizacional, Comunicação Social, Design Gráfico, Direito, Enfermagem, Estatística, Farmácia, Fisioterapia, Geografia, Gestão Pública, Jornalismo, Letras, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Química, Relações Internacionais, Relações Públicas, Secretariado Executivo, Serviço Social, Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação, Turismo e Zootecnia.

A Restec Integre também contempla profissionais recém-graduados em Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia da Produção, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.

LOTAÇÕES – São ofertadas vagas nas secretarias da Administração e da Previdência (Seap), da Agricultura e do Abastecimento (Seab), da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), da Fazenda (Sefa), da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), da Mulher e Igualdade Racial (Semi), da Saúde (Sesa), da Segurança Pública (Sesp), do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), do Planejamento (SEPL) e na Controladoria-Geral do Estado (CGE).

Também há oportunidades para órgãos como Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Biblioteca Pública do Paraná (BBP), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), Instituto Água e Terra (IAT), Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Paraná Esportes, Polícia Cientifica do Paraná e Receita Estadual.

As universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP), do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Paraná (Unespar) também receberão residentes. Alguns profissionais selecionados para a Seti irão desenvolver as atividades práticas em universidades, no âmbito dos programas Universidade Virtual do Paraná (UVPR), Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni) e Projeto Genomas Paraná.

Serviço:

Residência Técnica em Inovação, Modernização Digital e E-Gov (Restec Integre)

Inscrições: até 14 de junho – AQUI

Edital AQUI