Estado reforça ações contra arboviroses com capacitação em 25 municípios no Centro-Oeste

O principal foco do trabalho, que iniciou nesta segunda-feira (23) e segue até quarta (25), é o combate às doenças causadas pelos vírus que são transmitidos por mosquitos, como dengue e chikungunya.
24/10/2023 - 15:04

Por meio de capacitações e orientações dos profissionais da área, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promove ações junto aos municípios no enfrentamento às arboviroses no Paraná. A 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão iniciou uma nova capacitação dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) dos 25 municípios de abrangência da região Centro-Oeste.

Esta é a terceira turma participante do curso, organizado desde o começo de outubro. São três dias de treinamento discutindo as ações, em especial as atividades de campo, envolvendo um trabalho conjunto entre o Estado e os municípios.

“Esses encontros são possibilidades de compartilhamento de conhecimentos e experiências, o que propicia melhora na qualidade de atuação dos ACEs, e, consequentemente, melhor manejo e resolutividade nesse enfrentamento. O trabalho tem sido permanente e intenso em todas as regiões do Paraná”, disse o secretário Beto Preto.

Participam da ação agentes dos municípios de Altamira do Paraná, Araruna, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Farol, Fênix, Goioerê, Iretama, Janiópolis, Juranda, Luiziana, Mamborê, Moreira Sales, Nova Cantu, Peabiru, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Rancho Alegre d'Oeste, Roncador, Terra Boa, Ubiratã.

AÇÃO PERMANENTE - A 17ª Regional de Saúde de Londrina, no Norte, região com o maior número de casos de dengue, promove nesta quarta-feira (25) mais uma reunião do grupo de trabalho de Vigilância em Saúde para a discussão do Plano Nacional de Combate à Dengue.

Na 19ª Regional de Jacarezinho (Norte Pioneiro), representantes dos 22 municípios de abrangência se reúnem nesta quinta (26) para a construção de planos de contingência municipais, com uma oficina de trabalho a fim de preparar esses locais para situações de surtos ou epidemias.

Em Paranaguá, Litoral do Estado, técnicos da Sesa acompanharam, entre os dias 16 e 19, os agentes para um treinamento em campo pelos bairros do município. Dentre as atividades, a coleta de larvas foi um dos destaques.

NÚMEROS PARANÁ – De acordo com o último boletim da dengue, divulgado terça-feira passada (17), há 1.762 casos de dengue confirmados, 14.914 notificações no Estado, sem nenhum óbito, neste período epidemiológico 2023/2024, que teve início em 30 de julho. As regionais com mais casos confirmados até ao momento são Londrina (374), Maringá (321), Paranaguá (194), Paranavaí (193) e Foz do Iguaçu (176).

O mosquito Aedes aegypti também é responsável pela transmissão de zika e chikungunya. Durante este período não houve confirmação de casos de zika, somente 19 notificações.

O boletim confirmou ainda 12 casos de chikungunya e o registro de 186 notificações.

BOLETIM SEMANAL – O 10º Informe Epidemiológico das Arboviroses (dengue, chikungunya e zika) previsto para esta terça-feira (24) não será divulgado. O motivo é a instabilidade do Sistema de Informação Nacional de Agravo de Notificação (Sinan), responsável pela coleta e validação de dados que sustentam o boletim informativo.

Os dados referentes à semana epidemiológica 31 a 42 serão compilados no próximo documento a ser publicado na próxima terça-feira (31).