Estado recebe propostas para reforma de 25 pontes nas regiões Oeste e Sudoeste

O DER/PR abriu envelopes com as propostas de preço de três editais diferentes, com obras que vão atender mais de 30 municípios. Investimento será de mais de R$ 20 milhões. Todas as licitações ocorreram pela modalidade de Concorrência Pública.
03/02/2023 - 16:40

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) realizou a abertura dos envelopes de preço de três licitações para reforma de pontes nas regiões Oeste e Sudoeste. Os editais englobam o pacote de revitalização de 195 obras de arte especiais espalhadas por todo Estado, sendo o maior da história do Paraná.

As três licitações juntas vão contemplar 25 pontes, beneficiando mais de 30 municípios entre o Oeste e Sudoeste, além do tráfego de longa distância. O investimento total estimado do Governo do Paraná é de R$ 20 milhões. A localidade de cada obra de arte especial pode ser conferida neste mapa, nas abas CP 197/2022, CP 198/2022 e CP 199/2022.

O edital de maior investimento pertence à Superintendência Regional Oeste do DER/PR, que prevê a reforma de 13 pontes. Entre elas, as principais estão localizadas sobre o Rio Piquiri: entre Nova Aurora e Quarto Centenário (PR-180), entre Formosa do Oeste e Quarto Centenário (PR-317), e entre Palotina e Francisco Alves (PR-182).

Foram recebidas duas propostas, nos valores de R$ 11.239.924,41 e R$ 11.516.000,00. Outros municípios do Oeste também serão beneficiados, como Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Palotina, além de cidades próximas da fronteira com o Paraguai, como Santa Helena.

Já na região Sudoeste, serão revitalizadas 12 pontes, beneficiando mais de 14 municípios, que englobam as regiões de Francisco Beltrão, Marmeleiro, Pato Branco, Realeza, Itapejara D’oeste e Dois Vizinhos. A contratação dos serviços foi dividida em dois editais diferentes, sob gerência do Escritório Regional Vale do Chopim e do Escritório Regional Centro Sudoeste do DER/PR.

Entre as rodovias beneficiadas, está a PRC-280, que é o principal eixo ligação entre Oeste, Sudoeste, a Capital e o Litoral. Também serão revitalizadas pontes na PR-281, PR-493, PR-566 e PRC-158. Duas propostas foram enviadas para os editais CP 198/2022 e CP 199/2022, nos valores de R$ 6.766.371,07 e R$ 2.574.981,01, respectivamente.

Todas as licitações ocorreram pela modalidade de Concorrência Pública, na qual é declarada vencedora a concorrente que tenha a proposta de preço mais vantajosa para a administração pública. Na próxima etapa, serão abertos os documentos de habilitação para análise da comissão de julgamento do DER/PR.

Confira a lista de estruturas contempladas:

CP 197/2022 – Superintendência Regional Oeste

Ponte Rio Melissa – PR-180 – Cascavel

Ponte Rio dos Padres – PR-239 – no limite entre Jesuítas e Iracema do Oeste

Ponte Rio Verde – PR-239 – no limite entre Assis Chateaubriand e Jesuítas

Ponte Rio Jesuítas – PR-317 – Formosa do Oeste

Ponte Rio Santa Quitéria – PR-317 – no limite entre Ouro Verde do Oeste e São Pedro do Iguaçu

Ponte Rio Açu – PR-364 – Terra Roxa

Ponte Rio São Cristóvão – PRC-467 – Marechal Cândido Rondon

Ponte Rio São Francisco -– PR-488 – no limite entre Santa Helena e Diamante d'Oeste

Ponte Rio Santa Quitéria – PR-585 – no limite entre Ouro Verde do Oeste, São Pedro do Iguaçu e Toledo

Ponte Rio Piquiri – PR-180 – no limite entre Nova Aurora e Quarto Centenário