Estado recebe comitiva de Portugal para troca de experiências em inovação

A recepção foi nas sedes da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e Celepar, em Curitiba. No encontro, foram apresentados projetos do Estado relacionados à exportação de tecnologias, além de propostas para fortalecimento de possíveis parcerias entre o Paraná e Portugal.
16/04/2024 - 14:10

O Governo do Paraná recebeu nesta terça-feira (16) representantes da Comunidade Intermunicipal do Cávado, sub-região do Norte de Portugal, para troca de experiências nas áreas de inovação e tecnologia. A comitiva é formada por representantes políticos das cidades e distritos de Amares, Braga, Barcelos, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde.

A diretora-geral da SEI, Jéssica Ieger, destacou os bons resultados do Paraná na inovação, que recentemente foi eleito pelo segundo ano consecutivo o estado mais inovador e sustentável do Brasil pelo ranking Bright Cities, que leva em conta indicadores usados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para guiar melhores práticas de desenvolvimento sustentável e inclusivo.

“Além das oportunidades de exportação das nossas tecnologias e possibilidade de internacionalizar empresas paranaenses, vemos Portugal como um modelo de sucesso no setor”, afirmou.

Entre os projetos apresentados pela pasta estiveram os investimentos com recursos públicos em startups paranaenses, como o Paraná Anjo Inovador, e projetos de qualificação profissional, como o Talento Tech-PR, que vai distribuir bolsas remuneradas para cursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Além disso, foram mostradas a experiência de tecnologia e conectividade no setor do agronegócio com o Plano de Conectividade Rural, que visa levar internet para área rural do Estado, e a Fábrica de Ideias, que será um dos maiores hubs de inovação da América Latina.

O presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Lopes, destacou os projetos do Paraná na área de inovação, ressaltando a possibilidade de parcerias para internacionalização de startups na Europa. "O futuro está ligado para o trabalho com cidades inteligentes. E o Paraná é uma referência, assim como Curitiba, eleita a cidade mais inteligente do mundo. É uma oportunidade de vermos o caminho que tem sido trilhado e temos que buscar os bons exemplos para direcionarmos as políticas nesta direção”, afirmou.

Portugal se tornou um dos principais polos de tecnologia e inovação da Europa, atraindo investimentos de empresas e se tornando um celeiro de startups a partir de aporte de recursos públicos no setor. O país tem uma das maiores concentrações de unicórnios, empresas com valor acima de US$ 1 bilhão do mundo. Com apenas 10 milhões de habitantes, Portugal tem sete unicórnios. Ao menos quatro delas tiveram apoio ou recursos públicos para chegar ao nível de maturação e crescimento exponencial.

Neste contexto, o ecossistema de inovação do Cávado é um dos mais completos da Europa, com destaque para apoio aos projetos desenvolvidos por universidades, aceleração e incubação de startups. Desde 2022, mais de 8 mil empresas foram criadas na região.

CELEPAR – Em 2022, a Celepar instituiu um escritório internacional em Lisboa, iniciativa que já proporcionou parcerias. A empresa, em conjunto com o Governo do Estado, firmou ano passado um protocolo de intenções com a Câmara Municipal de Oeiras (equivalente à prefeitura) para desenvolver parcerias em diversas áreas com a cidade portuguesa, que é parte da região metropolitana de Lisboa.

"Nossa atuação, em parceria com a SEI, é de conhecer e buscar soluções inovadoras para melhorar e facilitar a vida do cidadão com serviços públicos nas mais diversas áreas de governança, como segurança pública, finanças, trânsito, saúde e educação. Algo ilustrado no Chamada Inteligente, que está em testes na United Lisbon International School. O evento de hoje ressalta um dos nossos pilares, que é prospectar parcerias internacionais”, ressaltou o presidente da Celepar, Gustavo Garbosa.

A Chamada Inteligente, desenvolvida pela Celepar em parceria com a Secretaria estadual da Educação, está implementada em 1,7 mil colégios da rede estadual de ensino do Paraná. A ferramenta consiste no controle de frequência de alunos em sala de aula por reconhecimento facial. A solução está em fase de implantação em uma das principais instituições de ensino do país europeu, em Lisboa, e que atende 700 alunos de cerca de 50 países.