Estado libera recursos para reforma do aeroporto e ampliação da Santa Casa de Arapongas

Maior volume de recursos autorizado pelo governador Ratinho Junior será destinado para ampliar a rede coletora de esgoto no município. Pacote prevê também o recape asfáltico e a ampliação da pista do Aeroporto Alberto Bertelli e a construção do novo pronto-socorro da Santa Casa.
30/03/2022 - 17:00

O Governo do Estado formalizou três novos convênios com Arapongas, na região Norte do Paraná. Os acordos, assinados nesta quarta-feira (30) no Palácio Iguaçu pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pelo prefeito Sérgio Onofre preveem investimentos de R$ 190,2 milhões em obras estratégicas nas áreas de infraestrutura, saneamento e saúde.

“Arapongas está crescendo de uma maneira muito rápida e precisa desse olhar atento do Estado para se desenvolver, para que a população tenha qualidade de vida. São investimentos diversos, que farão a diferença no futuro deste cidade tão importante para o Paraná”, disse Ratinho Junior.

O maior volume de recursos será destinado pela Sanepar para ampliar a rede coletora de esgoto no município. O aditivo contratual assinado nesta quarta-feira estipula chegar a 2029 com 90% dos moradores atendidos. Para isso, o investimento previsto em diferentes ações é de R$ 183 milhões. Atualmente, a companhia atende 100% da população de Arapongas com água potável e 72% com rede coletora de esgoto, sendo que 100% do esgoto é tratado. Ao final do prazo estipulado pelo aditivo, em 2035, o investimento total da Sanepar chegará a R$ 305 milhões.

As obras em andamento na cidade neste momento somam R$ 122 milhões, com destaque para a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Campinho. O projeto contempla a execução de 72 quilômetros de rede coletora de esgoto, oito quilômetros de interceptores e a construção de duas estações elevatórias de esgoto. A estação vai atender 5.257 famílias, nas bacias Araruva e Mantiqueira.

AEROPORTO – Outro convênio, com previsão de orçamento de R$ 4,3 milhões, permitirá o recape asfáltico e a ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Alberto Bertelli. De acordo com a Prefeitura, a área ganhará mais 400 metros de extensão e 20 metros de largura. Arapongas, por meio do programa estadual Voe Paraná, conta com voos diretos para Curitiba.

Os recursos são da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (Seil). “É uma revitalização que vai ajudar na locomoção da população e também na atração de empresas, de novos investimentos privados, já que a logística é fundamental para o empresariado”, afirmou o governador.

“Arapongas tem muitas obras em parceria com o Governo do Estado, o que demonstra o olhar municipalista da administração Ratinho Junior”, disse Sérgio Onofre.

SANTA CASA – Por fim, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) liberou R$ 2,9 milhões para a construção do novo pronto-socorro da Santa Casa de Arapongas. O projeto prevê um equipamento com 637 metros quadrados, com recepção, enfermaria e maternidade.

O atual pronto-socorro do hospital, explicou a diretora administrativa Heloísa Toledo Volpato, não consegue mais atender a demanda de pacientes. O local será fechado para reformas após a construção do novo espaço – a intenção é transformá-lo na cozinha central do complexo.

“A estrutura é precária. Funciona em um local provisório, o antigo centro cirúrgico, há uns 15 anos. Precisamos de mais espaço e conforto para os pacientes, especialmente para as mães, já que somos referência em maternidade na cidade”, disse.

“É mais um passo que damos na centralização do serviço médico no Paraná, levando a saúde para mais perto das pessoas”, acrescentou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

PRESENÇAS – Participaram do ato o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; e os deputados estaduais Pedro Paulo Bazana, Tercílio Turini e Tiago Amaral.