Estado libera R$ 4,7 milhões para novas obras de saúde em Telêmaco Borba

11/04/2024 - 15:40

O Governo do Estado autorizou nesta quinta-feira (11) um pacote de obras para o município de Telêmaco Borba, nos Campos Gerais. O investimento de R$ 4,7 milhões contempla a construção de uma Unidade Mista de Saúde (UMS) e de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), além da ampliação da UBS da Vila Esperança.

Para a UMS, o Estado garantiu o repasse de R$ 3,6 milhões. O projeto, desenvolvido pela Sesa, conta com área total de 643,53 metros quadrados, com capacidade para oferecer, em média, 3,1 mil atendimentos por mês, integrando serviços de atendimento similares aos de uma UBS com os serviços de urgência e emergência 24 horas. A unidade também irá ofertar atendimento médico especializado, multiprofissional e interdisciplinar, contando ainda com laboratório de análises clínicas.

Já em relação à atenção básica, o município irá receber uma nova UBS para o bairro São Francisco, no valor de R$ 650 mil, além da ampliação da UBS na Vila Esperança, somando outros R$ 250 mil.

"São obras que possibilitam uma gama de serviços, desde procedimentos mais simples até ações de urgência e emergência. Telêmaco Borba é um município em constante crescimento e a saúde deve acompanhar esse ritmo. Não tenho dúvidas de que essas estruturas farão a diferença", avaliou o secretário de Estado da Saúde (Sesa), Beto Preto, que assinou a autorização.

De acordo com vice-prefeita Rita Mara, os recursos irão auxiliar nas demandas de saúde, desafogando filas e facilitando o acesso aos serviços. "O Governo do Estado sempre se mostrou proativo em apoiar nosso município e na saúde não foi diferente. Temos apenas a agradecer por essa parceria que é tão frutífera para os nossos cidadãos", destacou.

INVESTIMENTO – Durante o evento, o secretário entregou ainda nove veículos para fortalecer a rede de Atenção Primária de Telêmaco Borba, num investimento de aproximadamente R$ 1 milhão.

PRESENÇAS – Também participaram do evento o deputado estadual Alexandre Curi, além de vereadores e lideranças da região.