Estado libera R$ 167,2 milhões para a Região Metropolitana de Curitiba em dois dias

Recursos envolvem construção de terminal de ônibus, iluminação e revitalização de rodovias, construção de viadutos, pavimentação de ruas e reforma de espaço esportivo. Valor se soma a outros R$ 60 milhões de investimentos privados em Campo Largo.
21/05/2022 - 09:30

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou, nesta semana, uma série de investimentos para Curitiba e Região Metropolitana, que alcançam cerca de R$ 167,2 milhões de recursos estaduais. São obras de pavimentação, iluminação pública, revitalização de espaços beneficiando diretamente os municípios de Curitiba, Almirante Tamandaré, Piraquara e São José dos Pinhais.

“Esses investimentos fazem parte de um pacote para a Região Metropolitana. Temos o novo terminal de Piraquara, facilitando o deslocamento de população; a Rodovia dos Minérios, em Almirante Tamandaré; o Viaduto do Bradesco, em São José dos Pinhais, que vai melhorar muito a mobilidade; a iluminação em LED do Contorno Sul, que vai diminuir o número de acidentes”, destacou Ratinho Junior. “São obras do Governo do Estado para atender cada vez mais esses municípios que vêm crescendo e, automaticamente, colaborar com a qualidade de vida da população”.

Na quinta-feira (19), o governador assinou a ordem de serviço para a construção do novo terminal de ônibus de Piraquara, um investimento total de R$ 12,7 milhões do Governo do Estado. A nova estrutura ficará ao lado do Hospital São Roque, em um terreno doado pela Secretaria de Estado da Saúde. Construída em 1996, a atual estrutura já não comporta mais o fluxo de usuários e vai funcionar como um ponto de apoio para linhas alimentadoras. O novo terminal será quatro vezes maior, com estrutura mais moderna, confortável e próxima da Capital.

Também na quinta, Ratinho Junior assinou a ordem de serviço para a implantação de um novo sistema de iluminação em LED e dispositivos de segurança para o Contorno Sul de Curitiba, um trecho de 10,7 quilômetros, entre as intercessões com a BR-376 e a BR-116. O investimento do Governo do Estado é de R$ 21,6 milhões. O certame seguiu o Regime Diferenciado de Contratação – RDC, com o projeto e a execução da obra contratados paralelamente, em uma única licitação, pelo menor preço oferecido, garantindo mais agilidade ao processo.

Em Almirante Tamandaré, o governador assinou na sexta-feira (20) a ordem de serviço para o início da duplicação de um novo trecho da PR-092, a Rodovia dos Minérios, no perímetro urbano da cidade. O investimento do Governo do Estado é de R$ 50,7 milhões. O local conta com tráfego intenso de caminhões pesados e vai atender uma reivindicação antiga dos moradores, além de atender outros municípios, como Rio Branco do Sul, Itaperuçu, Cerro Azul, Adrianópolis e toda a região do Vale do Ribeira.

Também foram destinados R$ 16,1 milhões pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedu) para revitalização de uma estrada vicinal no bairro Tranqueira.

Outra obra fundamental para a melhoria do tráfego urbano é a construção de um viaduto, no entroncamento da BR-376 com a Rua Joinville e Alameda Bom Pastor, em São José dos Pinhais, em uma área próxima à agência do Banco Bradesco. A obra prevê a elevação das pistas de rolamento da rodovia federal para o tráfego de longa distância, com o trânsito de veículos das vias municipais sendo realizado pela passagem inferior do viaduto e por meio de duas rotatórias, evitando os congestionamentos e longos períodos de espera na interseção atual, garantindo mais segurança aos usuários. O investimento na obra é de R$ 33,6 milhões de reais.

A Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas também liberou para o município R$ 29,5 milhões para a pavimentação asfáltica na Colônia Murici, uma das principais rotas turísticas da cidade.

REVITALIZAÇÃO – O Ginásio do Tarumã, em Curitiba, vai passar por uma reforma em seu espaço, sendo transformado em uma arena poliesportiva com foco na formação de atletas, além de um Centro de Treinamento Olímpico do Skate, esporte que atraiu a atenção dos brasileiros após o excelente desempenho nas Olimpíadas de Tóquio 2020. A revitalização começou neste mês e tem prazo de até sete meses de execução. O investimento é de mais de R$ 3 milhões.

INVESTIMENTOS PRIVADOS – Com os bons resultados na geração de emprego e com mão de obra qualificada, empresas privadas também têm investido no Paraná. É o caso da Caterpillar Brasil, em Campo Largo, que inaugurou uma nova linha de montagem de minicarregadeiras, sendo a única no país a produzir esse tipo de equipamento. Foram investidos R$ 60 milhões na expansão da unidade e estão sendo contratados 400 novos funcionários para atender a demanda da fábrica, que deve dobrar a produção.

Somados os investimentos públicos e privados, foram mais de R$ 227,2 milhões investidos nesta semana, somente na Grande Curitiba. Em todo o Estado, são mais de R$ 120 bilhões em investimentos privados em pouco mais de três anos.