Estado investe R$ 9 milhões para reforçar ações de saúde durante o Verão Maior Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai reforçar o orçamento dos sete municípios do Litoral e de municípios localizados nas regiões Noroeste e Norte do Paraná. Os municípios também devem utilizar parte desses recursos para ações contra a dengue e Covid-19.
16/12/2022 - 16:30

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai reforçar o orçamento dos sete municípios do Litoral e de municípios localizados nas regiões Noroeste e Norte durante o Verão Maior Paraná, ação integrada voltada a turistas e moradores na temporada. O investimento soma mais de R$ 9 milhões e deverá ser direcionado para fortalecer e intensificar as ações e serviços de saúde de 17 dezembro de 2022 a 26 de fevereiro de 2023.

“Depois de dois anos com restrições pela Covid-19, esperamos uma grande movimentação de turistas nesta temporada. Por esse motivo, a saúde precisa ser reforçada com a contratação de equipes assistenciais especializadas, insumos, medicamentos e ambulâncias para proporcionar um atendimento ágil e de qualidade para toda a população”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A maior parte, R$ 7,5 milhões, foi aprovado em deliberações da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB) e será repassada no sistema fundo a fundo, do Estado para os municípios. Esse recurso deve ser gerenciado pelos sete municípios da 1ª Regional de Saúde de Paranaguá (Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná), três da 14ª Regional de Saúde de Paranavaí (Porto Rico, Marilena e São Pedro do Paraná) e outros três da 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho (Carlópolis, Siqueira Campos e Ribeirão Claro).

Outros R$ 1,2 milhão serão disponibilizados para a ampliação dos valores de atendimentos ambulatoriais, conforme a produção realizada nos municípios litorâneos, e R$ 319.981,43 já foram viabilizados em medicamentos.

“Para reforçar ainda mais o atendimento e a segurança da população, um helicóptero e um avião serão utilizados exclusivamente para o transporte de pacientes graves durante toda a temporada. Além disso, pela primeira vez, a Ilha do Mel contará com atendimento médico 24 horas nos dois lados da ilha”, afirmou Beto Preto.

DENGUE E COVID-19 – Os municípios também devem utilizar parte desses recursos para ações de Vigilância Epidemiológica, como a melhoria da qualidade sanitária dos estabelecimentos e a prevenção da dengue e das síndromes respiratórias, como a Covid-19.

“Neste período, com o aumento do calor e das chuvas, é preciso redobrar os cuidados para conter a proliferação do mosquito da dengue. Além disso, com o alto fluxo de pessoas e aglomerações, é recomendado manter as medidas de prevenção contra a Covid-19, principalmente deixando em dia a vacinação”, finalizou o secretário.