Estado investe R$ 46 milhões para reforçar segurança pública em Guaíra e região

Recursos têm foco principal no combate aos crimes de fronteira, já que o município da região Oeste faz divisa com o Paraguai e o Mato Grosso do Sul. Entre os destaques estão construção da 2ª Companhia do BPFron, da Cadeia Pública e da Delegacia Cidadã de Guaíra.
16/12/2021 - 19:00

Com foco no combate aos crimes de fronteira, como contrabando e tráfico de drogas, armas e cigarros, o Governo do Estado está investindo R$ 46 milhões para reforçar as ações de segurança pública na cidade de Guaíra, no Oeste do Estado. Os projetos foram destacados pelo governador Carlos Massa Ratinho, que esteve nesta quinta-feira (16) no município para anunciar investimentos em diversas áreas.

A área de fronteira em Guaíra é dividida pelo Rio Paraná, que além do Paraguai, também faz divisa com o Mato Grosso do Sul, o que demanda um trabalho mais intenso das forças de segurança para coibir a criminalidade. Por isso, o maior recurso do Estado é usado na construção da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron). Estão sendo destinados R$ 22 milhões para a obra, que já foi iniciada e deve ser concluída em 2022.

“Dentro desse pacote de obras está a área de segurança pública, que é uma das principais preocupações do nosso governo, principalmente na área de fronteira. Guaíra, que faz frente com o Paraguai e o Mato Grosso do Sul, precisa ter um controle cada vez maior”, ressaltou Ratinho Junior. “Para isso, estamos estruturando o BPFron e outros projetos. É um pacote para a segurança, não apenas para a infraestrutura, como também para equipar as polícias Civil e Militar, além de reforçar a integração com as Forças Armadas”, afirmou.

Criado em 2012, o BPFron está sediado em Marechal Cândido Rondon (Oeste) e conta, além de Guaíra, com uma companhia em Santo Antônio do Sudoeste. A unidade da Polícia Militar atua em 139 municípios na faixa de fronteira do Paraná, que compreende um raio de 150 quilômetros, além das divisas com outros estados brasileiros.

“A Secretaria da Segurança Pública esteve em contato conosco durante todo o processo de elaboração desses projetos, falávamos com o secretário de duas às vezes por semana. Essa interação foi determinante para que eles pudessem sair do papel”, afirmou o prefeito de Guaíra, Heraldo Trento.

CADEIA PÚBLICA – Outro investimento importante do Governo do Estado é a construção da Cadeia Pública de Guaíra, que está em fase final de execução. Com a nova estrutura, serão abertas 752 novas vagas no sistema penal da região. Com uma área de 6,5 mil metros quadrados, a obra custa R$ 17,7 milhões e deve ser inaugurada no primeiro semestre de 2022.

O espaço tem área de 23 mil metros quadrados (cerca de três campos de futebol), 114 celas (incluindo espaços de isolamento e visita íntima) e quatro pátios coletivos para o banho de sol. O controle da segurança será feito com passarela superior, onde irão circular os agentes penitenciários. Tem, ainda, quatro vivências coletivas, dois pátios individuais nas celas de isolamento, parlatórios para atendimento com advogados, prédio administrativo e quatro guaritas.

Entre as obras da Secretaria de Estado da Segurança Pública no município, há ainda a implantação da Delegacia Cidadã de Guaíra. O edital de licitação para a construção foi publicado em setembro e está em fase de homologação. O valor estimado é de R$ 6,3 milhões e a previsão é que a obra seja entregue 300 dias depois da assinatura da ordem de serviço.

Essas unidades possuem infraestrutura de atendimento com espaços mais humanizados para o público em geral e para as vítimas de crimes. Entre as diferenças para as estruturas comuns estão acessibilidade para pessoas com dificuldades motoras e banheiros adaptados, salas para atendimentos seletivos, com espaços separados para o recebimento de vítimas e de agressores ou suspeitos, e ambientes isolados para crianças, adolescentes, mulheres e idosos.

A Delegacia Cidadã reúne diversas especialidades em um único local, com serviços centralizados para a população, o que diminui custos diários da Polícia Civil. O projeto foi pensado para um novo fluxo de parlatórios (momento em que a vítima identifica o agressor) e tem salas para advogados e para a Polícia Militar. Outro espaço exclusivo é do Instituto de Identificação, responsável pela emissão do RG, o que vai agilizar ainda mais a emissão de documentos dos moradores.

FOZ DO IGUAÇU – Além dos projetos em Guaíra, o governador também destacou a construção da nova sede do 9º Grupamento de Bombeiros, em Foz do Iguaçu. A obra, iniciada neste ano, chegou a um quarto da execução e está prevista para ser entregue no final do ano que vem. O investimento é de R$ 20 milhões, custeado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).