Estado investe R$ 2,7 milhões no Cegen e na Santa Casa de Cornélio Procópio

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (18) pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, em solenidade no município. Os investimentos beneficiarão pelo menos 21 municípios de abrangência da 18ª Regional de Saúde.
18/03/2022 - 17:30

O Governo do Estado vai investir R$ 2.757.711,37 em equipamentos e reformas para o Centro de Excelência à Atenção Geriátrica e Gerontológica (Cegen) e para a Santa Casa de Misericórdia de Cornélio Procópio, no Norte. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (18) pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

“Percorremos toda a nossa jornada ao longo da pandemia graças a estes hospitais. Precisamos de todos para continuarmos firmes e focados, para vencer essa pandemia e tantos outros gargalos da Saúde do nosso Estado”.

Os investimentos beneficiarão pelo menos 21 municípios de abrangência da 18ª Regional de Saúde, somando mais de 222 mil habitantes, sendo que 21% (cerca de 47,8 mil) residem em Cornélio Procópio.

“Quero referenciar a Secretaria da Saúde e o governador Ratinho Junior que não mediram esforços para disponibilizar tudo que fosse necessário para a região, principalmente durante a Covid-19. Não só eu como toda a população de Cornélio Procópio não esqueceremos o que fizeram por nós”, afirmou o prefeito Amim José Hannouche.

CEGEN – O convênio assinado em conjunto com o Cegen refere-se à aquisição de um aparelho de tomografia computadorizada para estruturar o serviço de imagem em diagnóstico. O recurso soma em investimentos R$ 1.386.000,00, sendo R$ 1.316.700,00 de repasse da Sesa, e R$ 69.300,00 da contrapartida da unidade.

O hospital é referência para internação de pacientes de diversas localidades e é o único da Macrorregião Norte que possui Unidade de Cuidados Prolongados (UCCI/UCP). Ao todo, o Centro possui 61 leitos e uma área de 2.987 metros quadrados. “A aquisição deste tomógrafo melhorará ainda mais a qualidade de atendimento do hospital”, disse Arthur Vigatto, representante do Cegen.

Durante a pandemia, o Governo do Estado repassou mais de R$ 10,2 milhões para custeio dos leitos de UTI de atendimento a pacientes suspeitos ou confirmados com a Covid-19.

SANTA CASA – Foram assinados dois outros repasses por convênio para melhorias na Santa Casa de Misericórdia de Cornélio Procópio. O primeiro, no valor de R$ 844.160,87, refere-se à reforma da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. O repasse da Sesa neste ato é de R$ 801.952,82, além da contrapartida da unidade, no valor de R$ 42.208,05.

A reforma do espaço é um desejo antigo da população, considerando que o hospital atende pacientes com gestações de alto risco. Ao todo, será reformada uma área de 245 mil metros quadrados, incluindo a mudança de espaço físico de 10 leitos, pintura completa, instalações elétricas e implantação de um sistema de climatização.

“Estamos felizes em poder reformar a unidade e dar melhores condições de atendimento para as nossas crianças. Agradecemos todo o apoio da Secretaria para que continuemos atendendo e cuidando da nossa população”, ressaltou o médico diretor da Santa Casa, José do Carmo Neto.

Além disso, no segundo convênio, foi destinado R$ 527.550,50 para a Santa Casa, sendo R$ 501.173,50 da Sesa e R$ 26.377,50 contrapartida da unidade, para aquisição de um Raio-X para a UTI neonatal, um conjunto de radiologia e sistema de climatização também para a UTI neonatal. A instalação deste aparelho de Raio-X garantirá mais agilidade nos exames diagnósticos do pronto-socorro, além da melhoria na qualidade das imagens.

Somente nesta unidade, o Governo do Estado repassou mais de R$ 1 milhão para custeio dos leitos clínicos de atendimento a pacientes suspeitos ou confirmados com a Covid-19.

PRESENÇAS – Participaram do evento o conselheiro fiscal do Cosems e secretário municipal de Saúde de Bandeirantes, Wanderson de Oliveira; a diretora da 18ª Regional de Saúde de Cornélio Procópio, Eliana Catussi; prefeitos e vice-prefeitos e vereadores.